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Clase: Dissertação
Título : Desafios e perspectivas do Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD) para alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Andréia Maria Rodrigues
Orientador: Botelho, Laura Silveira
Miembros Examinadores: Santos, Ilka Schapper
Miembros Examinadores: Cerqueira, Mirian Santos de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui abordado discute as dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental atendidos no projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD), baseado no inciso I do art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei no 9.394/1996), que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. Na perspectiva do projeto, analisamos quais são as possibilidades de uma intervenção pedagógica realizada pelo Professor para Ensino do Uso de Biblioteca (PEUB) junto a esses alunos que apresentam dificuldades nas escolas jurisdicionadas à SRE de Unaí/MG. Como referencial teórico, nos apoiamos nas abordagens de Emília Ferreiro, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo e outros autores que abordam questões ligadas a este estudo. A metodologia de pesquisa foi pautada em dados empíricos de investigação, tendo como coleta de dados a realização de grupos focais constituído por professores designados do projeto, bem como Professores para Ensino do Uso de Biblioteca das escolas participantes da pesquisa. A partir dos dados coletados, delimitamos quatro eixos de análise que nos permitiram conhecer a realidade do trabalho desenvolvido para assim elaborarmos um Plano de Ação Educacional. Propomos então, com base nos resultados encontrados, três ações na tentativa de contribuir com o desenvolvimento do projeto. Tais ações se referem à formação continuada, planejada de acordo com as necessidades dos professores envolvidos no projeto, à antecipação da intervenção pedagógica para os primeiros anos do Ensino Fundamental em articulação com o Programa Mais Alfabetização, e ainda, a um trabalho de re(a)proximação da escola-família. Buscou-se, assim, fortalecer esses vínculos, numa tentativa de minimizar as dificuldades de alfabetização e letramento enfrentadas por alunos de 4º ao 9º ano das escolas circunscritas à Superintendência Regional de Ensino de Unaí/MG, proporcionando-lhes oportunidades e conhecimentos necessários à continuidade dos estudos com domínio das habilidades básicas de alfabetização e letramento.
Resumen : The present dissertation is developed in the Program of Professional Master in Education’s Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case approached here discusses the learning difficulties presented by students from the 4th year until the 9th year of elementary school attended by the project of Pedagogical Attendance Differentiated (APD) based in the subsection I, article 32 of the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Law 9.394 / 1996), wich determinate the development of the learning hability, having as basic ways the total mastery of reading and writing. In the perspective of the project, we analyzed the possibilities of a pedagogical intervention carried out by the Teacher for the Library Use (PEUB) with these students who presents difficulties in the jurisdictional schools of the SRE Unaí / MG. As a theoretical reference, we are supported by the approaches of Emília Ferreiro, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo and other authors that approach the issues related to this study. The research methodology was based on empirical research data, having as a data collection an accomplishment of focus groups constituted by the teacher who were designated for the project and the teachers for the Library Use from the participating schools. From the collected data, we delimited three axes of analysis that allowed us to know the reality of the work developed and then we elaborate an Educational Action Plan with the objective of contributing with the development of the project in an attempt to minimize the difficulties of reading and writing skills and literacy from the 4th to the 9th year of schools limited to the Regional Superintendence of Education of Unaí / MG, providing them with the opportunities and knowledge necessary to carry on the studies with basic mastery in the abilities of reading and writing skills and literacy .
Palabras clave : Dificuldades de aprendizagem
Alfabetização e letramento
Acompanhamento pedagógico diferenciado
Learning disabilities
Reading and writing skills and literacy
Pedagogical attendance differentiated
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11442
Fecha de publicación : 29-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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