Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11442
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreiamariarodriguessilva.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Botelho, Laura Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8723594801152544pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee2Cerqueira, Mirian Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134341550521982pt_BR
dc.creatorSilva, Andréia Maria Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6616521018188414pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:18:00Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-18T13:18:00Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11442-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed in the Program of Professional Master in Education’s Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case approached here discusses the learning difficulties presented by students from the 4th year until the 9th year of elementary school attended by the project of Pedagogical Attendance Differentiated (APD) based in the subsection I, article 32 of the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Law 9.394 / 1996), wich determinate the development of the learning hability, having as basic ways the total mastery of reading and writing. In the perspective of the project, we analyzed the possibilities of a pedagogical intervention carried out by the Teacher for the Library Use (PEUB) with these students who presents difficulties in the jurisdictional schools of the SRE Unaí / MG. As a theoretical reference, we are supported by the approaches of Emília Ferreiro, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo and other authors that approach the issues related to this study. The research methodology was based on empirical research data, having as a data collection an accomplishment of focus groups constituted by the teacher who were designated for the project and the teachers for the Library Use from the participating schools. From the collected data, we delimited three axes of analysis that allowed us to know the reality of the work developed and then we elaborate an Educational Action Plan with the objective of contributing with the development of the project in an attempt to minimize the difficulties of reading and writing skills and literacy from the 4th to the 9th year of schools limited to the Regional Superintendence of Education of Unaí / MG, providing them with the opportunities and knowledge necessary to carry on the studies with basic mastery in the abilities of reading and writing skills and literacy .pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui abordado discute as dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental atendidos no projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD), baseado no inciso I do art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei no 9.394/1996), que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. Na perspectiva do projeto, analisamos quais são as possibilidades de uma intervenção pedagógica realizada pelo Professor para Ensino do Uso de Biblioteca (PEUB) junto a esses alunos que apresentam dificuldades nas escolas jurisdicionadas à SRE de Unaí/MG. Como referencial teórico, nos apoiamos nas abordagens de Emília Ferreiro, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo e outros autores que abordam questões ligadas a este estudo. A metodologia de pesquisa foi pautada em dados empíricos de investigação, tendo como coleta de dados a realização de grupos focais constituído por professores designados do projeto, bem como Professores para Ensino do Uso de Biblioteca das escolas participantes da pesquisa. A partir dos dados coletados, delimitamos quatro eixos de análise que nos permitiram conhecer a realidade do trabalho desenvolvido para assim elaborarmos um Plano de Ação Educacional. Propomos então, com base nos resultados encontrados, três ações na tentativa de contribuir com o desenvolvimento do projeto. Tais ações se referem à formação continuada, planejada de acordo com as necessidades dos professores envolvidos no projeto, à antecipação da intervenção pedagógica para os primeiros anos do Ensino Fundamental em articulação com o Programa Mais Alfabetização, e ainda, a um trabalho de re(a)proximação da escola-família. Buscou-se, assim, fortalecer esses vínculos, numa tentativa de minimizar as dificuldades de alfabetização e letramento enfrentadas por alunos de 4º ao 9º ano das escolas circunscritas à Superintendência Regional de Ensino de Unaí/MG, proporcionando-lhes oportunidades e conhecimentos necessários à continuidade dos estudos com domínio das habilidades básicas de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectAcompanhamento pedagógico diferenciadopt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.subjectReading and writing skills and literacypt_BR
dc.subjectPedagogical attendance differentiatedpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas do Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD) para alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons