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Clase: Dissertação
Título : A não permanência e a baixa taxa de conclusão de alunos da EJA em um CESEC da rede estadual de ensino de Minas Gerais
Autor(es): Jesus, Vanderlei Barroso de
Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Tavares Júnior, Fernando
Miembros Examinadores: Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso abordado teve como objetivo principal compreender as causas da não permanência e baixa conclusão dos alunos matriculados no Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC X), pertencente à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no período de 2012 a 2017. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, foi baseada em dados socioeconômicos. A análise documental teve como principais fontes os arquivos da escola: físicos e virtuais. Para ampliar os instrumentos de investigação, foram realizadas entrevistas com profissionais da escola e aplicados questionários aos alunos. Com o resultado da pesquisa, é possível confirmar que o transtorno maior da instituição é a não permanência. Sendo assim, este resultado veio demonstrar uma grande proximidade com o referencial teórico utilizado. Na pesquisa de campo, foram explorados os fatores extras e intraescolares que causam a não permanência e baixa conclusão na instituição em foco. Com relação aos dados coletados com professores e alunos, estes demonstraram percepções semelhantes. Assim, os fatores extraescolares identificados foram: falta de tempo para estudar, cansaço, jornada excessiva de trabalho e distância da moradia em relação à escola. Por sua vez, dentre os fatores intraescolares, a falta de formação e capacitação dos professores, metodologia utilizada e material didático inadequado foram os principais indicativos da situação problema relatada na pesquisa. A partir da análise dos dados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de propor ações que sejam capazes de minimizar os efeitos da não permanência e baixa conclusão no CESEC pesquisado.
Resumen : The present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAED) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The main objective of the case study was to understand the causes of non-permanence and low completion of the students enrolled in the State Continuing Education Center (CESEC X) belonging to the State Secretariat of Education of Minas Gerais between 2012 and 2017. The research of qualitative and quantitative nature was based on socioeconomic data. The documentary analysis had as main sources the archives of the school: physical and virtual. To broaden the research tools, interviews were conducted with school professionals and questionnaires to the students. With the result of the research, you can confirm that the major disorder of the institution is non-permanence. Thus, this result showed a close proximity to the theoretical reference used. In the field research were explored the extra and intraschool factors that cause non-permanence and low conclusion in the institution in focus. Among the data collected with teachers and students, they showed similar perceptions. Thus, extracurricular factors identified were: lack of time to study, tiredness, excessive work hours and distance from the home in relation to the school, and among the in-school factors, lack of teacher training and training, methodology used, didactic material inadequate, were the main indications of the problem situation reported in the research. From the analysis of the data an Educational Action Plan (SAP) was elaborated with the objective of proposing actions that are able to minimize the effects of the non permanence and low conclusion in the CESEC researched.
Palabras clave : EJA
Não permanência/conclusão
Semipresencial
EJA
No permanence / completion
Blended
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11440
Fecha de publicación : 17-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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