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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464181759809989pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977782404679562pt_BR
dc.creatorJesus, Vanderlei Barroso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951869937757545pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:17:26Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-18T13:17:26Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11440-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAED) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The main objective of the case study was to understand the causes of non-permanence and low completion of the students enrolled in the State Continuing Education Center (CESEC X) belonging to the State Secretariat of Education of Minas Gerais between 2012 and 2017. The research of qualitative and quantitative nature was based on socioeconomic data. The documentary analysis had as main sources the archives of the school: physical and virtual. To broaden the research tools, interviews were conducted with school professionals and questionnaires to the students. With the result of the research, you can confirm that the major disorder of the institution is non-permanence. Thus, this result showed a close proximity to the theoretical reference used. In the field research were explored the extra and intraschool factors that cause non-permanence and low conclusion in the institution in focus. Among the data collected with teachers and students, they showed similar perceptions. Thus, extracurricular factors identified were: lack of time to study, tiredness, excessive work hours and distance from the home in relation to the school, and among the in-school factors, lack of teacher training and training, methodology used, didactic material inadequate, were the main indications of the problem situation reported in the research. From the analysis of the data an Educational Action Plan (SAP) was elaborated with the objective of proposing actions that are able to minimize the effects of the non permanence and low conclusion in the CESEC researched.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso abordado teve como objetivo principal compreender as causas da não permanência e baixa conclusão dos alunos matriculados no Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC X), pertencente à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no período de 2012 a 2017. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, foi baseada em dados socioeconômicos. A análise documental teve como principais fontes os arquivos da escola: físicos e virtuais. Para ampliar os instrumentos de investigação, foram realizadas entrevistas com profissionais da escola e aplicados questionários aos alunos. Com o resultado da pesquisa, é possível confirmar que o transtorno maior da instituição é a não permanência. Sendo assim, este resultado veio demonstrar uma grande proximidade com o referencial teórico utilizado. Na pesquisa de campo, foram explorados os fatores extras e intraescolares que causam a não permanência e baixa conclusão na instituição em foco. Com relação aos dados coletados com professores e alunos, estes demonstraram percepções semelhantes. Assim, os fatores extraescolares identificados foram: falta de tempo para estudar, cansaço, jornada excessiva de trabalho e distância da moradia em relação à escola. Por sua vez, dentre os fatores intraescolares, a falta de formação e capacitação dos professores, metodologia utilizada e material didático inadequado foram os principais indicativos da situação problema relatada na pesquisa. A partir da análise dos dados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de propor ações que sejam capazes de minimizar os efeitos da não permanência e baixa conclusão no CESEC pesquisado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectNão permanência/conclusãopt_BR
dc.subjectSemipresencialpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectNo permanence / completionpt_BR
dc.subjectBlendedpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA não permanência e a baixa taxa de conclusão de alunos da EJA em um CESEC da rede estadual de ensino de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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