Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11439
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alexanderpereirafrade.pdf1.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A defasagem em leitura e escrita dos alunos da Escola Estadual Professor Benjamim Araújo: um desafio para os gestores da atualidade
Autor(es): Frade, Alexander Pereira
Orientador: Botelho, Laura Silveira
Miembros Examinadores: Santos, Ilka Schapper
Miembros Examinadores: Silva, Leosmar Aparecido da
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida a partir do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - PPGP, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, tem como objetivo discorrer acerca das dificuldades dos alunos que chegam ao 6º ano, à Escola Estadual Professor Benjamim Araújo, sem consolidar as habilidades necessárias de leitura e escrita, e permanecem com essas defasagens no decorrer dos anos/séries. Nesse sentido, investigamos quais têm sido os obstáculos para solucionar o problema da defasagem em leitura e escrita de uma parcela dos alunos da Escola Estadual Professor Benjamim Araújo. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa a partir da alfabetização e letramento, tendo como aportes teóricos os estudos realizados por autores, como: Costa Val (2006), Kleiman (2007), Soares (2003), Botelho (2011), dentre outros. Os procedimentos de pesquisa se deram, a partir dos resultados das avaliações internas e externas, dos projetos desenvolvidos pela escola para este fim, bem como por meio de dois instrumentos de pesquisa: Sessão Reflexiva, realizada com alunos; e um Grupo Focal, feito com os professores e especialista envolvidos nesse processo de aquisição da leitura e escrita da escola cenário desta pesquisa. A partir dos dados obtidos com o grupo focal e com a sessão reflexiva, pudemos relacioná-los com os resultados da escola. Ademais, realizarmos uma análise com base nos autores estudados na revisão bibliográfica. Percebemos que os estudantes são alfabetizados, entretanto, o maior problema são as práticas de leitura trabalhadas pelos professores, bem como a metodologia utilizada, que não é embasada nas teorias do letramento. Isso é um entrave para o desenvolvimento dos alunos, visto que os próprios estudantes sinalizaram que, muitas vezes, o que é estudado é muito longe da realidade deles.
Resumen : The present dissertation was conducted within the scope of the Professional Master‟s course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It has the objective of understanding the main difficulties faced by the students who achieve the Sixth Grade at the State School Professor Benjamin Araújo without the needed skills in reading and writing. So, we investigate which have been the obstacles for solving the problems related to the gaps in reading and writing of some students from the investigated school. To do so, this research is based on concepts of literacy by authors, such as Costa Val (2006), Kleiman (2007), Soares (2003), Botelho (2011), among others. The research procedures were based on the results of the internal and external evaluation and on the developed projects by the school. Besides, there were also applied the methodologies: Reflexive Session with students; and Focal Group, with teachers and specialists involved in the reading and writing acquisition process. Through the obtained data with the focal group and the reflexive session, we could relate the findings with the school‟s results. It was also made an analysis based on the studied authors. According to the research, we could understand that the students are literate, however, the reading practices are still a problem, so it is the used methodology, which is not based on the literacy theories. This is a challenge for the students‟ development because even they have expressed that sometimes the topic studied is not related to their reality.
Palabras clave : Educação
Leitura e escrita
Práticas leitoras
Letramento
Education
Reading and writing
Reading practices
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11439
Fecha de publicación : 29-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons