Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11439
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexanderpereirafrade.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Botelho, Laura Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8723594801152544pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leosmar Aparecido da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6619554385992282pt_BR
dc.creatorFrade, Alexander Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6055539732668094pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:17:17Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-18T13:17:17Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11439-
dc.description.abstractThe present dissertation was conducted within the scope of the Professional Master‟s course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It has the objective of understanding the main difficulties faced by the students who achieve the Sixth Grade at the State School Professor Benjamin Araújo without the needed skills in reading and writing. So, we investigate which have been the obstacles for solving the problems related to the gaps in reading and writing of some students from the investigated school. To do so, this research is based on concepts of literacy by authors, such as Costa Val (2006), Kleiman (2007), Soares (2003), Botelho (2011), among others. The research procedures were based on the results of the internal and external evaluation and on the developed projects by the school. Besides, there were also applied the methodologies: Reflexive Session with students; and Focal Group, with teachers and specialists involved in the reading and writing acquisition process. Through the obtained data with the focal group and the reflexive session, we could relate the findings with the school‟s results. It was also made an analysis based on the studied authors. According to the research, we could understand that the students are literate, however, the reading practices are still a problem, so it is the used methodology, which is not based on the literacy theories. This is a challenge for the students‟ development because even they have expressed that sometimes the topic studied is not related to their reality.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida a partir do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - PPGP, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, tem como objetivo discorrer acerca das dificuldades dos alunos que chegam ao 6º ano, à Escola Estadual Professor Benjamim Araújo, sem consolidar as habilidades necessárias de leitura e escrita, e permanecem com essas defasagens no decorrer dos anos/séries. Nesse sentido, investigamos quais têm sido os obstáculos para solucionar o problema da defasagem em leitura e escrita de uma parcela dos alunos da Escola Estadual Professor Benjamim Araújo. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa a partir da alfabetização e letramento, tendo como aportes teóricos os estudos realizados por autores, como: Costa Val (2006), Kleiman (2007), Soares (2003), Botelho (2011), dentre outros. Os procedimentos de pesquisa se deram, a partir dos resultados das avaliações internas e externas, dos projetos desenvolvidos pela escola para este fim, bem como por meio de dois instrumentos de pesquisa: Sessão Reflexiva, realizada com alunos; e um Grupo Focal, feito com os professores e especialista envolvidos nesse processo de aquisição da leitura e escrita da escola cenário desta pesquisa. A partir dos dados obtidos com o grupo focal e com a sessão reflexiva, pudemos relacioná-los com os resultados da escola. Ademais, realizarmos uma análise com base nos autores estudados na revisão bibliográfica. Percebemos que os estudantes são alfabetizados, entretanto, o maior problema são as práticas de leitura trabalhadas pelos professores, bem como a metodologia utilizada, que não é embasada nas teorias do letramento. Isso é um entrave para o desenvolvimento dos alunos, visto que os próprios estudantes sinalizaram que, muitas vezes, o que é estudado é muito longe da realidade deles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectPráticas leitoraspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA defasagem em leitura e escrita dos alunos da Escola Estadual Professor Benjamim Araújo: um desafio para os gestores da atualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons