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Clase: Dissertação
Título : Análise da intervenção pedagógica com alunos não alfabetizados no ensino fundamental: um estudo de caso
Autor(es): Borges, Flávia Aparecida de Souza
Orientador: Botelho, Laura Silveira
Miembros Examinadores: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Miembros Examinadores: Silva, Silvio Ribeiro da
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute, a partir da constatação da situação de alunos não alfabetizados que se encontram matriculados entre o 4º e o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas jurisdicionadas à SRE Pará de Minas, quais ações pedagógicas podem ser propostas pela Diretoria Educacional da mencionada SRE visando a redução dos índices de estudantes não alfabetizados do 4º ao 9º ano do EF.A pesquisa fundamenta-se nos trabalhos de autores como Brian V. Street, Ângela B. Kleiman, Antônio Augusto Gomes Batista, Luiz Carlos Cagliari, Magda Becker Soares e Roxane Rojo, entre outros. O objetivo geral definido para este estudo é compreender fatores que levam determinados estudantes que não se alfabetizaram até o terceiro anos do EF a permanecerem nessa condição, mesmo seguindo matriculados e frequentes. Os objetivos específicos: I- descrever: i) as principais políticas de alfabetização inseridas nas escolas estaduais mineiras a partir da implementação do ensino fundamental de nove anos; e ii) o problema dos alunos não alfabetizados e que se encontram matriculados a partir do 4º do EF em escolas jurisdicionadas à SRE Pará de Minas; II- analisar o ensino e a aprendizagem do processo inicial de aquisição da língua escrita e o atendimento a estudantes não alfabetizados que já finalizaram os três anos iniciais do EF; III- propor um Plano de Ação Educacional visando a redução do índice de estudantes não alfabetizados do 4º ao 9º ano do EF nas escolas jurisdicionadas à SRE Pará de Minas. Assumimos como hipóteses que, embora as equipes escolares identifiquem esses estudantes, apresentam dificuldades em conduzir o trabalho visando a alfabetização desses discentes. Acredita-se, também, que não há uma individualização das atividades, como se um planejamento único e homogêneo pudesse surtir efeito na aprendizagem dos diversos alunos não alfabetizados. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso. Como instrumentos de coletas de dados, utilizamos análise documental, pesquisa bibliográfica, grupo focal com Especialistas em Educação Básica (EEB) que atuam em escolas que ofertam o Ensino Fundamental. Os resultados encontrados evidenciam fragilidades no atendimento aos estudantes não alfabetizados, sobretudo nos aspectos identificação dos estudantes, oferta da intervenção, orientação e monitoramento das atividades, ambiente de estudo, proposição das atividades e o alinhamento entre teoria e prática. Nesse sentido, o Plano de Ação Educacional foi pensando tendo por intuito a construção de um documento norteador para o trabalho de intervenção com os alunos não alfabetizados matriculados a partir do 4º ano do EF. As diretrizes emanadas abarcam orientações que perpassam as dimensões administrativa, de pessoal e pedagógica da gestão escolar e visam auxiliar o trabalho das equipes escolares e da equipe técnica da regional.
Resumen : The present dissertation is developed within the scope of the Professional Masters in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The study case discusses, from the verification of the situation of illiterate students who are registered between the 4th and 9th grades of the elementary and middle schools that belong to SRE Pará de Minas, which are the pedagogical actions can be proposed by the Educational Management of SRE aiming the reduction of the illiterate indices between the students from 4th and 9th grades of elementary and middle school. The research is based on the works of authors such as Brian V. Street, Angela B. Kleiman, Antônio Augusto Gomes Batista, Luiz Carlos Cagliari, Magda Becker Soares e Roxane Rojo, and others. The general objective for this study aims to understand the reasons that influence some students who were not literate until the 3th degree of the elementary school to remain in this condition, even they are registered and frequent. The specific goals: I- to describe: I) the main literacy polices in Minas Gerais’s state schools from implementation of the elementary school; and ii) the non-literate students from the 4th year of ESin schools that belong to SRE Pará de Minas problem; II- analyze the teaching and learning of initial writing process and the care for non-literate students who finished the 3th year of ES; III- propose an Educational Action Plan for reduce the non-literate students from the 4th year of ESin schools that belong to SRE Pará de Minas index. We assume as hypothesis that, although the school professionals identify these students, they have difficulties to conduct the work aiming the literacy of these students. We also believe that there is not an individualization of the activities, as if a unique and homogeneous planning could have effect on the learning process of some illiterate students. So, we used as methodology the qualitative research through a study case. As data collection instruments, we used documentary analysis, bibliographic research, a focus group with Specialists of Basic Education who work in schools that offer the elementary and middle school. The found results show weaknesses in the teaching process of the students who are not literate, especially in the identification of these students, offer of an intervention, orientation and monitoring of activities, study environment, proposition of activities and alignment between theory and practice. In this situation, the Educational Action Plan was created with the intention to construct a guiding document for the intervention work with the non-literate students registered from the 4th grade of the elementary school. The guidelines of the work include orientations that pass through the administrative, personnel and pedagogical dimensions of school management and aim to assist the work of the school professionals and the Regional technical team.
Palabras clave : Alfabetização e letramento
Leitura e escrita
Gestão educacional e estratégias de ensino
Literacy
Reading and writing
Educational management and teaching strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11417
Fecha de publicación : 29-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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