Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11408
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flaviarocharodrigues.pdf5.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de ensino de poliedros utilizando materiais concretos e embalagens
Autor(es): Rodrigues, Flávia Rocha
Primeiro Orientador: Rosa, Valéria Mattos da
Membro da banca: Koiller, Jair
Membro da banca: Oliveira, Ana Tércia Monteiro
Membro da banca: D’Afonseca, Luis Alberto
Resumo: Esse trabalho traz uma proposta de desenvolvimento da percepção espacial através da construção e/ou reconstrução dos conceitos que envolvem formas do cotidiano semelhantes às formas geométricas tridimensionais, identificando seus elementos, planificando essas formas, confeccionando prismas, relacionando áreas de embalagens com a área do material utilizado para confecção das planificações e calculando volumes. Além disso, também descrevemos o resultado positivo quando aplicamos o que estamos propondo a uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Juiz de Fora – MG. Para esse fim, fizemos o uso de figuras de diversas formas para confecção de cartazes, construímos com cartolina prismas e trabalhamos com embalagens em formatos dos sólidos geométricos.
Abstract: This work brings a proposal for the development of spatial perception through the construction and / or reconstruction of concepts that involve everyday shapes similar to three-dimensional geometric shapes, identifying their elements, planning these shapes, making prisms, relating packaging areas to area of material used for making planifications and calculating volumes. In addition, we also described the positive result when we apply what we are proposing to a second level high school class in a public school in Juiz de Fora - MG. To this end, we used figures of various shapes to make posters, built prism using paperboard and we worked with packaging in the shapes of geometric solids.
Palavras-chave: Percepção espacial
Formas do cotidiano
Embalagem
Spatial perception
Everyday forms
Package
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11408
Data do documento: 12-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons