Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11408
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flaviarocharodrigues.pdf5.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0297644115959460pt_BR
dc.contributor.referee1Koiller, Jair-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716929151556664pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ana Tércia Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4968518760623931pt_BR
dc.contributor.referee3D’Afonseca, Luis Alberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorRodrigues, Flávia Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4419255791159297pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T12:38:58Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-18T12:38:58Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11408-
dc.description.abstractThis work brings a proposal for the development of spatial perception through the construction and / or reconstruction of concepts that involve everyday shapes similar to three-dimensional geometric shapes, identifying their elements, planning these shapes, making prisms, relating packaging areas to area of material used for making planifications and calculating volumes. In addition, we also described the positive result when we apply what we are proposing to a second level high school class in a public school in Juiz de Fora - MG. To this end, we used figures of various shapes to make posters, built prism using paperboard and we worked with packaging in the shapes of geometric solids.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho traz uma proposta de desenvolvimento da percepção espacial através da construção e/ou reconstrução dos conceitos que envolvem formas do cotidiano semelhantes às formas geométricas tridimensionais, identificando seus elementos, planificando essas formas, confeccionando prismas, relacionando áreas de embalagens com a área do material utilizado para confecção das planificações e calculando volumes. Além disso, também descrevemos o resultado positivo quando aplicamos o que estamos propondo a uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Juiz de Fora – MG. Para esse fim, fizemos o uso de figuras de diversas formas para confecção de cartazes, construímos com cartolina prismas e trabalhamos com embalagens em formatos dos sólidos geométricos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectFormas do cotidianopt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectSpatial perceptionpt_BR
dc.subjectEveryday formspt_BR
dc.subjectPackagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleProposta de ensino de poliedros utilizando materiais concretos e embalagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons