Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11403
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renetorres.pdf18.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Matemática e tecnologia no esporte orientação
Autor(es): Torres, Rene
Primeiro Orientador: Koiller, Jair
Membro da banca: Louza Junior, Nelson Dantas
Membro da banca: Jardim, Maria Helena Cautiero Horta
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo motivar a aprendizagem de Matemática pelo esporte. Escolhemos o desporto de Orientação, que usa a Natureza como o seu campo de jogo. Tendo em vista que os “smartphones” e os chamados “weareables“ estão tendo menor custo a cada dia e já são presentes na vida cotidiana, focamos nos aplicativos de GPS e no GOOGLE EARTH para a realização de diversas atividades de Orientação, utilizando especialmente os recursos disponíveis online pelo INPE. Aplicando o método de Ensino Híbrido, propomos usar, em parceria com os professores de Educação Física, as práticas desportivas como instrumento complementar de ensino/aprendizagem em matemática. O objetivo é provocar o interesse aos alunos na busca do conhecimento cientifico, rompendo com o velhos preconceito de que “matemática é sòmente para os matemáticos”. O trabalho pretende servir como um material de referência para professores, em diversos níveis de conteúdo, a partir do início do Ensino Fundamental até o término do Ensino Médio. Apresentamos assim alguns tópicos que podem ser de interesse aos alunos nos dois anos finais que desejam escolher áreas exatas ou tecnológicas. Incluimos três capítulos mais avançados: um sobre cartografia e funções complexas, outro sobre GPS e, por fim mas não menos importante, um sobre problemas de logística motivados pelo Esporte Orientação.
Abstract: This dissertation aims to motivate students to learning mathematics by way of sports. We chose the Orienteering, a sport that uses Nature as its playing field. Given that smartphones and the so-called weareables become cheaper every day and are present in everyday life, we focus on GPS apps and GOOGLE EARTH for various Orienteering activities, using especially the resources available online by INPE. Applying the Hybrid Teaching method, we propose to use, in partnership with the Physical Education teachers, sports practices as a complementary tool for teaching/learning in mathematics. The aim is to provoke interest in students in the pursuit of scientific knowledge, breaking with the old prejudice that “mathematics is only for mathematicians”. This work intends to serve as a reference material for teachers, at various levels of content, from the beginning of elementary school to the end of high school. Ssome topics may be of interest to students in the final two years who wish to choose exact or technological areas. We have included three more advanced chapters, one one cartography and complex variables, another on GPS and last, but not the least, a chapter on logistic problems motivated by the Orienteering sport.
Palavras-chave: Esporte
TICs
GPS
Cartografia
Logística
Sports
ICT
GPS
Cartography logistics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11403
Data do documento: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons