https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11382
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gracieleribeirodossantos.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Burocratas de nível médio: a atuação do analista educacional do setor pedagógico da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros nos contextos do Programa de Intervenção Pedagógica e Itinerários Avaliativos |
Autor(es): | Santos, Graciele Ribeiro dos |
Primeiro Orientador: | Burgos, Marcelo Tadeu Baumman |
Membro da banca: | Machado, Márcia Cristina da Silva |
Membro da banca: | Lara, Juliane Rocha |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a atuação do Analista Educacional, considerando-o como Burocrata de Médio Escalão, no contexto do Programa de Intervenção Pedagógica e Itinerários Avaliativos. Observei, na gestão, de 2015 a 2018, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), uma reconfiguração do papel do Analista Educacional (ANE) frente à descontinuidade do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e à diversificação do leque de programas, projetos e ações promovidos. Nesse novo cenário, houve a redução do acompanhamento in loco, e o ANE passou de detentor da informação a coparticipante da gestão. O desenvolvimento das atividades pedagógicas, que antes acontecia sob a sua supervisão sistemática, passou a ocorrer de forma mais independente sob a responsabilidade dos gestores e diversos atores escolares. Questionando o lugar do ANE na SRE de Montes Claros na implementação e monitoramento das políticas públicas, lancei um olhar sobre o trabalho desse profissional, considerando a conjuntura do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e dos Itinerários Avaliativos, a fim de entender como as mudanças políticas e institucionais afetam sua atuação tendo em vista o lugar que ocupa na estrutura estatal, as implicações desse posto, bem como o que poderia ser feito para a melhoria dessa atuação frente às questões encontradas. Para tanto, empreendi uma pesquisa na qual utilizei como método o Estudo de caso. O processo de coleta de dados foi feito por pesquisa documental a partir de questionários estruturados. O campo de investigação foi constituído pelo Setor Pedagógico da SRE de Montes Claros, sendo os sujeitos da pesquisa os Analistas Educacionais do referido setor. Ao final dessa abordagem, propus um Plano de Ação Educacional (PAE) para valorizar a atuação do Analista Educacional. |
Abstract: | The present dissertation is developed in scope of the Post-Graduation Program in Management and Evaluation of the Public Schooling (PPGP) in the Center of Public Policies and Evaluation of the Education at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied management case discussed the acting of the Educational analist, considering him as a Mid-Level Bureaucrat, in the context of the Pedagogical Intervention Program and Evaluation Schedules. I observed, in the current management of the State Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE/MG), a reconfiguration of the role of the Educational Analist (ANE) in front of the discontinuity of the Pedagogical Intervention Program (PIP) and the diversification of the range of programs, projects and promoted actions. In this new scenario, there was a reduction in follow-up in loco, and ANE changed from information holder to management co-participant. The development of pedagogical activities, which previously took place under its systematic supervision, began to take place more independently under the responsibility of managers and various school actors. Questioning the place of ANE in the Regional Office of Montes Claros in the implementation and monitoring of public policies, I took a look at the work of this professional, considering the conjuncture of the Pedagogical Intervention Program (PIP) and the Evaluative Itineraries, in order to understand how the policy and institutions changes affect its performance in view of its place in the state structure, the implications of this place, as well as what could be done to improve its performance in the face of the issues encountered. To this end, I undertook a research in which I used the Case Study method. The data collection process was done by documentary research based on structured questionnaires. The research field was formed by the Pedagogical Sector of Regional Office of Education of Montes Claros and as the subjects of the research the Educational Analysts of the referred sector. At the end of this approach, I proposed an Educational Action Plan (PAE) to value the performance of the Educational Analyst. |
Palavras-chave: | Gestão pedagógica Políticas públicas Burocratas de médio escalão Pedagogical management Public policies Mid-level bureaucrats |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11382 |
Data do documento: | 19-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons