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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tradução e adaptação cultural da versão de faces do instrumento "Modified child dental anxiety scale”
Autor(es): Vidal, Giovanna Lucas
Primeiro Orientador: Barbosa, Taís de Souza
Co-orientador: Aguiar, Marjorie Izabella Batista
Membro da banca: Gomes, Janaína Cristina
Membro da banca: Santos, Rogerio Lacerda dos
Resumo: Diversas ferramentas têm sido utilizadas para avaliar a ansiedade odontológica em pacientes pediátricos, sendo o questionário “Modified Child Dental Anxiety Scale” (MCDAS) uma opção válida e confiável para uso nesta população. A versão de faces da MCDAS (MCDASf) foi adaptada para facilitar a aplicação em crianças mais jovens, porém ainda não há uma versão para uso no Brasil. Desta forma, este estudo teve como objetivos traduzir e realizar a adaptação cultural da MCDASf para o Português Brasileiro. Esse instrumento é constituído por oito questões específicas sobre o tratamento odontológico, com opções de resposta em escala Likert de cinco pontos, com variação da pontuação total entre oito (pouca ou nenhuma ansiedade) e quarenta pontos (extrema ansiedade odontológica). À escala numérica, foi acrescentada uma escala de faces, com cinco ilustrações de rosto, exibindo características afetivas variando de “extremamente negativo” a “extremamente positivo”. O processo de tradução ocorreu em três etapas: tradução inicial do inglês para o português, tradução reversa e revisão por Comitê de Especialistas. Em seguida, realizou-se a adaptação cultural do instrumento, na qual foram entrevistadas dezesseis crianças, nesta fase, duas questões (sete e oito) apresentaram mais de 15% de incompreensão. Foram feitas as adaptações necessárias e uma versão atualizada foi aplicada em uma nova amostra de dezesseis crianças. Nessa etapa, todas as questões apresentaram-se adequadas. Concluiu-se então, que a versão em português do MCDASf foi facilmente compreendida pelas crianças brasileiras.
Abstract: Several tools have been used to assess dental anxiety in pediatric patients, and the Modified Child Dental Anxiety Scale (MCDAS) questionnaire is a valid and reliable option for use in this population. The MCDAS face version (MCDASf) has been adapted to make it easier to apply to younger children, but there is not a version yet for use in Brazil. Thus, this study aimed to translate and perform the cultural adaptation of MCDASf to Brazilian Portuguese language. This instrument consists of eight specific questions about dental treatment, with five-point Likert scale response options, with a total score ranging from eight (little or no anxiety) to forty points (extreme dental anxiety). To the numerical scale was added a face scale, with five face illustrations, showing affective characteristics, ranging from “extremely negative” to “extremely positive”. The translation process took place in three stages: initial translation from English to Portuguese, reverse translation and peer review. Subsequently, the instrument was culturally adapted by interviewing sixteen children. In this phase, two questions (seven and eight) presented more than 15% of misunderstanding. The necessary adaptations were made and an updated version was applied to a new sample of children. At this stage, all questions were appropriate. Therefore, it was concluded that the Portuguese version of MCDASf was easily understood by Brazilian children.
Palavras-chave: Ansiedade ao tratamento odontológico
Questionário
Tradução
Dental anxiety
Questionnaire
Translating
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11363
Data do documento: 20-Nov-2019
Aparece nas coleções:Odontologia - Campus GV



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