Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1134
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
wellingtoncoutinhodasilva.pdf2.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Fiscalização de obras públicas: gestão de segurança na Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Silva, Wellington Coutinho da
Orientador: Hippert, Maria Aparecida Steinherz
Miembros Examinadores: Borges, Marcos Martins
Miembros Examinadores: Serra, Sheyla Mara Baptista
Resumo: O setor da Indústria da Construção Civil tem um dos maiores índices de acidentes e fatalidades, refletindo o setor que apresenta as piores condições de segurança, em nível mundial. Uma das principais causas para o fato é de que a prevenção de riscos não é priorizada por diversas empresas, devido à falta de conscientização da real importância da Segurança e Saúde do Trabalho por parte dos responsáveis pelo gerenciamento dos empreendimentos. A questão da Segurança e Saúde ganha maior dimensão quando aplicada à obras maiores e mais complexas, como por exemplo, os hospitais. O objetivo deste trabalho é apresentar ferramentas de controle da Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho utilizadas na obra de ampliação de um hospital universitário, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Juiz de Fora – MG. É apresentada a forma como a empresa construtora, em conjunto com a fiscalização atuaram em relação à segurança do trabalho na execução de uma obra pública. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e segue com um estudo de caso exploratório. No período de pouco mais de um ano não foi constatado nenhum acidente grave com vítima fatal ou afastamento de colaboradores da produção. O estudo mostra que a existência de um processo de gestão criteriosamente estabelecido, seguido de um monitoramento constante são os fatores determinantes para que a segurança dos trabalhadores seja alcançada ao longo da execução da obra.
Resumen : Construction is one of the highest rates of accidents and fatalities sector of Industry, showing an industrial sector that has the worst security conditions worldwide. One of the main causes is the fact that risk prevention is not priority of the companies, due to lack of awareness of the real importance of occupational health and safety by those responsible for managing the projects. The issue of health and safety grows in importance when applied to larger and more complex constructions, such as hospitals. The objective of this dissertation is to present control tools for Management of Occupational Health and Safety used in the expansion of a Teaching Hospital of Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) in Juiz de Fora – MG, Brazil. This study displays how the construction company, along the UFJF inspection, works regarding workplace safety in the execution of a public facility. The methodology begins in a literature review and follows with an exploratory case. In one-year period it was not observed any serious accident with fatality or removal of employees in production. The research shows that the existence of a carefully established management process, followed by constant monitoring is critical for the safety of workers during the building activities.
Palabras clave : Gestão de segurança
Gestão de obras públicas
Fiscalização
Hospital universitário de Juiz de Fora
Security management
Management of public works
Supervision
Teaching Hospital of Juiz de Fora
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1134
Fecha de publicación : 8-jul-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.