Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11345
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sinueklakdeoliveira.pdf4.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Espectroscopia para o ensino de física moderna e cosmologia
Author: Oliveira, Sinuê Klak de
First Advisor: Valle, José Luiz Matheus
Co-Advisor: Teixeira, Cláudio Henrique da Silva
Referee Member: Dias, Sebastião Alves
Referee Member: Nogueira, Giovana Trevisan
Resumo: Neste trabalho, foi elaborada uma sequência didática sobre o tema Espectroscopia e expansão do universo, envolvendo conteúdos de Física Moderna, com o intuito de direcionar o aluno à obtenção de novos conhecimentos por meio dessa prosposta de ensino. A sequência elaborada foi aplicada em uma turma de 3º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um colégio de aplicação de uma universidade pública federal, nos meses de outubro e novembro de 2018. As aulas se basearam em artefatos experimentais sobre espectroscópio e Disco de Newton; vídeos sobre Espectro Contínuo da Luz Visível, o átomo de Bohr e o Espectro Discreto. Também foram elaborados pela pesquisadora alguns experimentos em que os alunos puderam ter maior contato com a Espectroscopia, constituídos de espectroscópios, caixas com lâmpadas e celulares. Durante as aulas, foram utilizados o aplicativo SpectraUPB e a página do programa Spectral Workbench, a fim de determinar a medida de espectros de diversas fontes de luz. Na parte final da sequência, foram usados vídeos sobre a Lei de Hubble e a expansão do universo, com os quais os alunos puderam assimilar e entender, de forma mais concreta, a relação que envolve a Espectroscopia e os estudos de Edwin P. Hubble, com sua teoria de que o universo se encontra em expansão. Nas últimas aulas, os alunos fizeram experimentos com balões que simulavam o universo para observarem e calcularem a constante de Hubble, por meio de uma atividade com gráfico e o posterior cálculo da idade do universo. No que se refere à análise das atividades realizadas durante as aplicações da sequência didática, os alunos se mostraram muito interessados e motivados a aprender. Isso foi verificado pela participação ativa dos estudantes observada durante as aulas. Concluímos que a variedade de atividades realizadas durante o processo de ensino-aprendizagem colaborou para a obtenção de bons resultados.
Abstract: In this work a Didactic Sequence on the subject Spectroscopy and Expansion of the Universe was elaborated, involving contents about Modern Physics, aiming to direct the student to obtain new knowledge through this teaching prospect. The elaborated sequence was applied to a 3rd year Youth and Adult Education (EJA) class at a College of Application at a federal public university in October and November 2018. The classes were based on experimental spectroscope and artifacts. Newton's disc; videos about continuous spectrum of visible light, Bohr's atom and discrete spectrum. Experiments were also developed by the teacher in which students could have greater contact with spectroscopy, consisting of spectroscopes, boxes with lamps and cell phones. During the classes the SpectraUPB application and the Spectralworkbench program page were used to determine the measurement of spectra from various light sources. In the final part of the sequence, videos on Hubble's Law and the Expansion of the Universe were used, in which students were able to assimilate and understand in a more concrete way the relationship involving spectroscopy with the studies of Edwin P. Hubble, with his theory that the universe is expanding. In the last classes students experimented with balloons that simulate the universe to observe and calculate the Hubble constant, through a graphing activity and the subsequent calculation of the age of the universe. About the analysis of the activities performed during the Didactic Sequence applications, the students were very interested and motivated to learn. This was verified by the active participation of the students observed during the classes. We conclude that the variety of activities performed during the teaching and learning process contributed to the achievement of good results.
Keywords: Ensino de física
Espectroscopia
Expansão do universo
Cosmologia
Teaching physics
Spectroscopy
Universe expansion
Cosmology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11345
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons