Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11345
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sinueklakdeoliveira.pdf4.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valle, José Luiz Matheus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876650501587670pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Cláudio Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1323700872526497pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Sebastião Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8381122428716863pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Giovana Trevisan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114229092431284pt_BR
dc.creatorOliveira, Sinuê Klak de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2218089105700290pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-29T14:35:09Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2019-11-29T14:35:09Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11345-
dc.description.abstractIn this work a Didactic Sequence on the subject Spectroscopy and Expansion of the Universe was elaborated, involving contents about Modern Physics, aiming to direct the student to obtain new knowledge through this teaching prospect. The elaborated sequence was applied to a 3rd year Youth and Adult Education (EJA) class at a College of Application at a federal public university in October and November 2018. The classes were based on experimental spectroscope and artifacts. Newton's disc; videos about continuous spectrum of visible light, Bohr's atom and discrete spectrum. Experiments were also developed by the teacher in which students could have greater contact with spectroscopy, consisting of spectroscopes, boxes with lamps and cell phones. During the classes the SpectraUPB application and the Spectralworkbench program page were used to determine the measurement of spectra from various light sources. In the final part of the sequence, videos on Hubble's Law and the Expansion of the Universe were used, in which students were able to assimilate and understand in a more concrete way the relationship involving spectroscopy with the studies of Edwin P. Hubble, with his theory that the universe is expanding. In the last classes students experimented with balloons that simulate the universe to observe and calculate the Hubble constant, through a graphing activity and the subsequent calculation of the age of the universe. About the analysis of the activities performed during the Didactic Sequence applications, the students were very interested and motivated to learn. This was verified by the active participation of the students observed during the classes. We conclude that the variety of activities performed during the teaching and learning process contributed to the achievement of good results.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, foi elaborada uma sequência didática sobre o tema Espectroscopia e expansão do universo, envolvendo conteúdos de Física Moderna, com o intuito de direcionar o aluno à obtenção de novos conhecimentos por meio dessa prosposta de ensino. A sequência elaborada foi aplicada em uma turma de 3º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um colégio de aplicação de uma universidade pública federal, nos meses de outubro e novembro de 2018. As aulas se basearam em artefatos experimentais sobre espectroscópio e Disco de Newton; vídeos sobre Espectro Contínuo da Luz Visível, o átomo de Bohr e o Espectro Discreto. Também foram elaborados pela pesquisadora alguns experimentos em que os alunos puderam ter maior contato com a Espectroscopia, constituídos de espectroscópios, caixas com lâmpadas e celulares. Durante as aulas, foram utilizados o aplicativo SpectraUPB e a página do programa Spectral Workbench, a fim de determinar a medida de espectros de diversas fontes de luz. Na parte final da sequência, foram usados vídeos sobre a Lei de Hubble e a expansão do universo, com os quais os alunos puderam assimilar e entender, de forma mais concreta, a relação que envolve a Espectroscopia e os estudos de Edwin P. Hubble, com sua teoria de que o universo se encontra em expansão. Nas últimas aulas, os alunos fizeram experimentos com balões que simulavam o universo para observarem e calcularem a constante de Hubble, por meio de uma atividade com gráfico e o posterior cálculo da idade do universo. No que se refere à análise das atividades realizadas durante as aplicações da sequência didática, os alunos se mostraram muito interessados e motivados a aprender. Isso foi verificado pela participação ativa dos estudantes observada durante as aulas. Concluímos que a variedade de atividades realizadas durante o processo de ensino-aprendizagem colaborou para a obtenção de bons resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEspectroscopiapt_BR
dc.subjectExpansão do universopt_BR
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subjectSpectroscopypt_BR
dc.subjectUniverse expansionpt_BR
dc.subjectCosmologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEspectroscopia para o ensino de física moderna e cosmologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons