https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11337
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fabricioteixeirabarbosa.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Crise de 2007/2008 e Banco Mundial: os ajustes estruturais e suas relações com a contrarreforma do ensino médio |
Autor(es): | Barbosa, Fabrício Teixeira |
Primeiro Orientador: | Nozaki, Hajime Takeuchi |
Membro da banca: | Martins, André Silva |
Membro da banca: | Melo, Adriana Almeida Sales de |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo identificar e analisar os documentos elaborados pelo Banco Mundial a partir do período da crise de 2007/2008 e que tipo de relações eles podem estabelecer com a contrarreforma do ensino médio realizada no governo Temer. O referencial teórico metodológico adotado para análise é o materialismo histórico dialético. Como estratégia de pesquisa, baseado no recorte temporal da crise de 2007/2008, realizou-se análise dos documentos do Banco Mundial voltados à proposta de formação humana dos alunos da educação básica dos países periféricos e também aqueles especialmente direcionados ao Brasil. A pesquisa revela que após a crise de 2007/2008, o Banco Mundial produziu documentos direcionados ao campo das políticas públicas educacionais dos países periféricos e do Brasil, com o intuito de organizar uma proposta de formação humana que atendesse as demandas de produtividade da nova fase do neoliberalismo. Identificou-se o quanto as formulações do Banco Mundial se aproximaram dos conteúdos da contrarreforma do ensino médio brasileiro, tomando como referência a compreensão da educação como elemento capaz de aumentar os níveis de desenvolvimento econômico do país, por meio do desenvolvimento de competências. Concluiu-se que a contrarreforma do ensino médio responde a um projeto pedagógico hegemônico de mundialização do capital que está atrelado às bases materiais do novo regime de acumulação, além de reforçar o dualismo educacional, ofertando um ensino precário e aligeirado para a maioria dos alunos provenientes das frações populares da classe trabalhadora. |
Abstract: | The purpose of this study is to identify and analyze the extent to which World Bank formulations have followed the developments of the 2007/2008 crisis and the relationships they can establish with Temer government's high school counter-reform. The methodological theoretical framework adopted for analysis is dialectical historical materialism. As a research strategy, based on an interval of the crisis between the years 2007/2008, we analyzed the World Bank documents related to the proposal of human formation of the students of the basic education of the peripheral countries and also those specially directed to Brazil. The research reveals that after the crisis of 2007/2008, the World Bank produced documents directed to the field of public education policies of peripheral countries and Brazil to organize a proposal of human formation that would meet the productivity demands of the new phase of neoliberalism. We identified how the formulations of the World Bank approached the contents of the Brazilian high school counter-reform, taking as reference the understanding of education as an element capable of increasing the country's economic development levels, through the development of competences. We conclude that the high school counter-reform responds to a hegemonic pedagogical project of globalization of capital linked to the material bases of the new accumulation regime, besides reinforcing the educational dualism, offering a precarious education for most students from popular fractions of the working class. |
Palavras-chave: | Crise econômica Banco Mundial Educação Brasil Contrarreforma do ensino médio Economic crisis World Bank Education Brazil High school counter-reform |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11337 |
Data do documento: | 18-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons