Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11337
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabricioteixeirabarbosa.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nozaki, Hajime Takeuchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0478458036481725pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, André Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.creatorBarbosa, Fabrício Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129127219450690pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-29T14:32:15Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-29T14:32:15Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11337-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to identify and analyze the extent to which World Bank formulations have followed the developments of the 2007/2008 crisis and the relationships they can establish with Temer government's high school counter-reform. The methodological theoretical framework adopted for analysis is dialectical historical materialism. As a research strategy, based on an interval of the crisis between the years 2007/2008, we analyzed the World Bank documents related to the proposal of human formation of the students of the basic education of the peripheral countries and also those specially directed to Brazil. The research reveals that after the crisis of 2007/2008, the World Bank produced documents directed to the field of public education policies of peripheral countries and Brazil to organize a proposal of human formation that would meet the productivity demands of the new phase of neoliberalism. We identified how the formulations of the World Bank approached the contents of the Brazilian high school counter-reform, taking as reference the understanding of education as an element capable of increasing the country's economic development levels, through the development of competences. We conclude that the high school counter-reform responds to a hegemonic pedagogical project of globalization of capital linked to the material bases of the new accumulation regime, besides reinforcing the educational dualism, offering a precarious education for most students from popular fractions of the working class.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar e analisar os documentos elaborados pelo Banco Mundial a partir do período da crise de 2007/2008 e que tipo de relações eles podem estabelecer com a contrarreforma do ensino médio realizada no governo Temer. O referencial teórico metodológico adotado para análise é o materialismo histórico dialético. Como estratégia de pesquisa, baseado no recorte temporal da crise de 2007/2008, realizou-se análise dos documentos do Banco Mundial voltados à proposta de formação humana dos alunos da educação básica dos países periféricos e também aqueles especialmente direcionados ao Brasil. A pesquisa revela que após a crise de 2007/2008, o Banco Mundial produziu documentos direcionados ao campo das políticas públicas educacionais dos países periféricos e do Brasil, com o intuito de organizar uma proposta de formação humana que atendesse as demandas de produtividade da nova fase do neoliberalismo. Identificou-se o quanto as formulações do Banco Mundial se aproximaram dos conteúdos da contrarreforma do ensino médio brasileiro, tomando como referência a compreensão da educação como elemento capaz de aumentar os níveis de desenvolvimento econômico do país, por meio do desenvolvimento de competências. Concluiu-se que a contrarreforma do ensino médio responde a um projeto pedagógico hegemônico de mundialização do capital que está atrelado às bases materiais do novo regime de acumulação, além de reforçar o dualismo educacional, ofertando um ensino precário e aligeirado para a maioria dos alunos provenientes das frações populares da classe trabalhadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectContrarreforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectEconomic crisispt_BR
dc.subjectWorld Bankpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectHigh school counter-reformpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrise de 2007/2008 e Banco Mundial: os ajustes estruturais e suas relações com a contrarreforma do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons