Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11320
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dailianedefatimasouzacabral.pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Educação financeira escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Cabral, Dailiane de Fátima Souza
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Oliveira, Rosana de
Referee Member: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: Este estudo está inserido na área de Educação Matemática e trata de um dos temas da Educação Financeira Escolar: a noção de poupança. Teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre poupança para a inserção na sala de aula do segundo ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e contou com uma pesquisa de campo em seu desenvolvimento, tendo como participantes dezessete estudantes de uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública de Juiz de Fora - MG. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos proposto por Lins (1999, 2012), que permitiu analisar as falas de estudantes a partir de suas produções de significados sobre duas tarefas propostas. A análise das falas e dos registros dos discentes sugeriu que as crianças perceberam a importância de gerar dinheiro e poupar para gastar de uma forma consciente, bem como que poupança está relacionada ao ato de poupar e planejar. O produto educacional resultante desta pesquisa consiste em uma proposta de ensino para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de tarefas abordando a temática poupança e situações correlacionadas a ela.
Abstract: This Mathematical education study discusses one of the school financial education themes: the notion of savings. It aimed to investigate the production of financial education material to be used in the second year of elementary school classrooms. This qualitative approach research involved fieldwork in its development, having seventeen students from an Elementary public school of Juiz de Fora, MG, as participants. The theoretical framework adopted was the Semantic Fields Model proposed by Lins (1999, 2012), which allowed the analysis of students' statements based on their production of meanings about two proposed tasks.Analysis of the students' verbal information, reactions and records suggested that children realized the importance of making money and saving to spend consciously, as well as that savings, is related to saving and planning. The educational outcome of this research consists of a teaching proposal for elementary school teachers, with suggestions of tasks addressing the savings theme and related situations developed to early years of elementary school students.
Keywords: Educação matemática
Educação financeira escolar
Anos iniciais
Poupança
Produção de significados
Mathematical education
School financial education
Early years
Savings
Production of meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11320
Issue Date: 17-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons