Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11320
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dailianedefatimasouzacabral.pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.creatorCabral, Dailiane de Fátima Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010444853122991pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:12:48Z-
dc.date.available2019-11-19-
dc.date.available2019-11-20T12:12:48Z-
dc.date.issued2019-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11320-
dc.description.abstractThis Mathematical education study discusses one of the school financial education themes: the notion of savings. It aimed to investigate the production of financial education material to be used in the second year of elementary school classrooms. This qualitative approach research involved fieldwork in its development, having seventeen students from an Elementary public school of Juiz de Fora, MG, as participants. The theoretical framework adopted was the Semantic Fields Model proposed by Lins (1999, 2012), which allowed the analysis of students' statements based on their production of meanings about two proposed tasks.Analysis of the students' verbal information, reactions and records suggested that children realized the importance of making money and saving to spend consciously, as well as that savings, is related to saving and planning. The educational outcome of this research consists of a teaching proposal for elementary school teachers, with suggestions of tasks addressing the savings theme and related situations developed to early years of elementary school students.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo está inserido na área de Educação Matemática e trata de um dos temas da Educação Financeira Escolar: a noção de poupança. Teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre poupança para a inserção na sala de aula do segundo ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e contou com uma pesquisa de campo em seu desenvolvimento, tendo como participantes dezessete estudantes de uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública de Juiz de Fora - MG. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos proposto por Lins (1999, 2012), que permitiu analisar as falas de estudantes a partir de suas produções de significados sobre duas tarefas propostas. A análise das falas e dos registros dos discentes sugeriu que as crianças perceberam a importância de gerar dinheiro e poupar para gastar de uma forma consciente, bem como que poupança está relacionada ao ato de poupar e planejar. O produto educacional resultante desta pesquisa consiste em uma proposta de ensino para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de tarefas abordando a temática poupança e situações correlacionadas a ela.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectPoupançapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectSavingspt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons