Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1131
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carloshenriquedasilvacavaca.pdf13.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre o uso de problemas do cotidiano como fator motivador para o ensino de matemática financeira
Autor(es): Cavaca, Carlos Henrique da Silva
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis
Membro da banca: Mazorche, Sandro Rodrigues
Membro da banca: Alves, Alexandre Miranda
Resumo: Este trabalho é o relato de uma pesquisa realizada com um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) sobre o ensino de Matemática Financeira com o uso de problemas do cotidiano como estratégia de estímulo para tal aprendizado. Durante oito encontros com um grupo de dez alunos, ocorreu a seguinte ordem na abordagem da Matemática Financeira: apresentação dos conceitos, resolução de problemas simples e comuns encontrados nos livros didáticos e, finalmente, resolução de problemas levados à sala de aula, tirados, dentre outras fontes, de folheto de loja, constatando os valores informados em produtos vendidos à prestação, e também analisando criticamente esses valores. São estes problemas a principal razão desta pesquisa. Consideramos que os livros didáticos não exploram de modo consistente toda riqueza e proximidade da realidade que a Matemática Financeira oferece. Entendemos que o uso de folhetos de lojas que anunciam seus produtos, análise de boletos, consulta sobre empréstimos e aplicações financeiras, análise de financiamentos, são exemplos que podem e devem ser usados no ensino da Matemática Financeira por trazerem a realidade que qualquer cidadão vai se deparar em algum momento na trajetória da sua vida. Acreditamos que ao levar para sala de aula este tipo de situação há significante estímulo para o aprendizado da Matemática Financeira. Além disso, descobrimos ao longo da pesquisa a necessidade de se estabelecer um currículo comum na abordagem deste conteúdo para alunos do ensino médio, pois observamos que não há um consenso nos livros didáticos sobre até onde deve ser levado esse assunto.
Abstract: This study is an account of a research carried out with a group of 16-year-old high school students in EPCAR (Preparatory School of Air Cadets) on Financial Mathematics teaching by means of using everyday mathematical problems as a stimulus strategy for such learning. Throughout eight meetings with a group of ten students, the following scenario took place regarding Financial Mathematics approach: presenting concepts; solving simple and common mathematical problems found in textbooks; and finally problems from other sources such as store flyers brought to classroom in which it was possible not only to notice the installment payment prices of goods as well as critically analyze them. These problems are the main reason of this research. We believe that textbooks do not approach consistently all the richness and reality Financial Mathematics is able to provide. We understand that the use of store flyers that advertise their products, the analysis of bills together with the examination of loans and investments, and the financing analysis, are examples which can and shall be used in Financial Mathematics teaching for they are capable of bringing the reality any citizen will face some time in his/ her life. We believe that by presenting the classroom this kind of activity there is a significant stimulus for learning Financial Mathematics. In addition, we have discovered during the research the need to set a common high school curriculum to focus this subject for we have observed that there is no consensus in textbooks about how far this content should be dealt with.
Palavras-chave: Matemática Financeira
Problemas do cotidiano
Financial Mathematics
Everyday mathematical problems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1131
Data do documento: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.