Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1131
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carloshenriquedasilvacavaca.pdf13.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797575H0pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Alexandre Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764707J6pt_BR
dc.creatorCavaca, Carlos Henrique da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8342057P8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:23:29Z-
dc.date.available2016-04-13-
dc.date.available2016-04-24T03:23:29Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1131-
dc.description.abstractThis study is an account of a research carried out with a group of 16-year-old high school students in EPCAR (Preparatory School of Air Cadets) on Financial Mathematics teaching by means of using everyday mathematical problems as a stimulus strategy for such learning. Throughout eight meetings with a group of ten students, the following scenario took place regarding Financial Mathematics approach: presenting concepts; solving simple and common mathematical problems found in textbooks; and finally problems from other sources such as store flyers brought to classroom in which it was possible not only to notice the installment payment prices of goods as well as critically analyze them. These problems are the main reason of this research. We believe that textbooks do not approach consistently all the richness and reality Financial Mathematics is able to provide. We understand that the use of store flyers that advertise their products, the analysis of bills together with the examination of loans and investments, and the financing analysis, are examples which can and shall be used in Financial Mathematics teaching for they are capable of bringing the reality any citizen will face some time in his/ her life. We believe that by presenting the classroom this kind of activity there is a significant stimulus for learning Financial Mathematics. In addition, we have discovered during the research the need to set a common high school curriculum to focus this subject for we have observed that there is no consensus in textbooks about how far this content should be dealt with.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o relato de uma pesquisa realizada com um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) sobre o ensino de Matemática Financeira com o uso de problemas do cotidiano como estratégia de estímulo para tal aprendizado. Durante oito encontros com um grupo de dez alunos, ocorreu a seguinte ordem na abordagem da Matemática Financeira: apresentação dos conceitos, resolução de problemas simples e comuns encontrados nos livros didáticos e, finalmente, resolução de problemas levados à sala de aula, tirados, dentre outras fontes, de folheto de loja, constatando os valores informados em produtos vendidos à prestação, e também analisando criticamente esses valores. São estes problemas a principal razão desta pesquisa. Consideramos que os livros didáticos não exploram de modo consistente toda riqueza e proximidade da realidade que a Matemática Financeira oferece. Entendemos que o uso de folhetos de lojas que anunciam seus produtos, análise de boletos, consulta sobre empréstimos e aplicações financeiras, análise de financiamentos, são exemplos que podem e devem ser usados no ensino da Matemática Financeira por trazerem a realidade que qualquer cidadão vai se deparar em algum momento na trajetória da sua vida. Acreditamos que ao levar para sala de aula este tipo de situação há significante estímulo para o aprendizado da Matemática Financeira. Além disso, descobrimos ao longo da pesquisa a necessidade de se estabelecer um currículo comum na abordagem deste conteúdo para alunos do ensino médio, pois observamos que não há um consenso nos livros didáticos sobre até onde deve ser levado esse assunto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectProblemas do cotidianopt_BR
dc.subjectFinancial Mathematicspt_BR
dc.subjectEveryday mathematical problemspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm estudo sobre o uso de problemas do cotidiano como fator motivador para o ensino de matemática financeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.