Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11316
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianagonzagagrezele.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Plano museológico na perspectiva mercadológica: um estudo de caso no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Author: Grezele, Mariana Gonzaga
First Advisor: Sanábio, Marcos Tanure
Co-Advisor: Lima Junior, José Humberto Viana
Referee Member: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Moraes Júnior, Celso Souza de
Referee Member: Siqueira, Paulo Henrique de Lima
Resumo: A presente pesquisa foi produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFJF) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este trabalho aborda um estudo sobre os museus universitários em particular o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da UFJF, diante das mudanças das políticas museais na última década com foco na gestão e busca de profissionalização. O estudo investiga a questão sob a perspectiva do Pró-Reitoria de Cultura, da Superintendência do MAMM e dos responsáveis técnicos das Divisões de Ação Educativa, Difusão Cultural e Museologia do Museu. Nesta perspectiva este trabalho tem como questão norteadora: como a gestão do MAMM pode desenvolver estratégias de marketing para posicionar a imagem do museu, aumentar as visitações e incrementar a captação de recursos? Para responder ao questionamento tem-se como objetivo geral: analisar o plano museológico do MAMM sob a perspectiva do mix de marketing a fim de consolidar a imagem, ampliar a visitação e incrementar a captação de recursos. Para tanto foi realizado um estudo bibliográfico acerca das teorias de cultura, planejamento estratégico de marketing, marketing de serviços e marketing destinado às instituições museológicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Como resultado, foi identificado que o Museu não utiliza seu plano museológico como ferramenta de planejamento estratégico, visto que as diretrizes propostas não apresentam dimensionamento adequado, assim como não existem processos de implementação e acompanhamento das ações, o que dificulta garantir a eficácia da proposta. Ao final propõe-se um plano de ação que visa contribuir para a melhoria do plano museológico na perspectiva do mix mercadológico calcado nos 7Ps de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos e evidências físicas) a partir da elaboração de diretrizes e ações do plano museológico dentro da perspectiva mercadológica, da construção de instrumento para a implantação das ações propostas e monitoramento dos resultados do Museu e da gestão do MAMM sob a ótica da visão do marketing.
Abstract: This research was produced under the Professional Master in Public Administration (PROFIAP / UFJF) of the Administration and Accounting Sciences course of UFJF. This paper addresses a study about the university museums in particular the Murilo Mendes Art Museum (MAMM) of UFJF, facing the museal politics changes in the last decade with focus in the management and search of professionalization. The study investigates the issue from the perspective of the Dean of Culture, the MAMM Superintendence and the technical leaders of the Museum's Educational Action, Cultural Dissemination and Museology Divisions. From this perspective, this paper has as its guiding question: how can MAMM management develop marketing strategies to position the museum's image, expand visitation and increase fundraising? In order to answer the question, the general objective is to analyze MAMM's museological plan from the perspective of the marketing mix in order to consolidate the image, expand visitation and increase fundraising. To this end, a bibliographic study was carried out about the theories of culture, strategic marketing planning, service marketing and marketing for museological institutions. This is a qualitative research that used as data collection instruments the documentary analysis, the semi-structured interview and the content analysis. As a result, it was identified that the Museum does not use its museum plan as a strategic planning tool, as the proposed guidelines do not have adequate dimensioning, as well as there are no implementation and monitoring processes, which makes it difficult to guarantee the effectiveness of the proposal. At the end we propose an action plan that aims to contribute to the improvement of the museum plan from the perspective of the marketing mix based on the 7Ps of marketing (product, price, place, promotion, people, processes and physical evidence) based on the elaboration of guidelines and actions of the museum plan within the market perspective, the construction of an instrument for the implementation of the proposed actions and monitoring of the Museum results and the management of the MAMM from the marketing perspective.
Keywords: Museus universitários
Plano museológico
Cultura
Marketing em museus
Mix de marketing
University museums
Museum plan
Culture
Museum marketing
Marketing mix
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11316
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons