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Clase: Dissertação
Título : Proposta de unidade de ensino potencialmente significativa em genética e biotecnologia a partir da análise do desempenho no Enem
Autor(es): Alves, Diogo Belarmino
Orientador: Santos, Marcelo de Oliveira
Co-orientador: Carlos, Pablo Rafael de Oliveira
Miembros Examinadores: Tavares, Letícia Stephan
Miembros Examinadores: Maranduba, Carlos Magno da Costa
Resumo: É muito comum no campo acadêmico enfrentar grandes dificuldades dos profissionais da educação quanto à indiferença e, também, ao despreparo dos alunos. O ensino de Biologia enfrenta muitas dificuldades, principalmente quando se trata de escolas públicas. Além dos desafios relacionados aos alunos, há também uma enorme quantidade de conteúdo a ser ministrado em um número reduzido de aulas semanais disponíveis. Outra grande preocupação está relacionada aos recursos que faltam e também às dificuldades que os professores têm para lidar com questões complexas dentro e fora da sala de aula. O presente trabalho buscou analisar o número de respostas corretas de itens do campo das Ciências Naturais relacionadas à Genética e Biotecnologia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 a 2017. Dessa forma, foi possível selecionar uma das habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em que os alunos não apresentaram um bom desempenho para elaborar uma Série de Aprendizagem de Ensino (AAE) como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para trabalhar com as habilidades selecionadas. Vinte e cinco itens selecionados de genética e biotecnologia incluídos nos exames de 2009 a 2017 estão relacionados à habilidade 13. A competência número quatro na matriz de referência de Ciências Naturais e Suas Tecnologias foi a mais frequente entre as habilidades selecionadas relacionadas a esses itens. Foi possível notar que, no campo da biologia, a genética e a biotecnologia são muito frequentes, embora o percentual de respostas corretas seja muito baixo, mostrando claramente uma deficiência nesse campo de conhecimento entre os estudantes. O tempo é frequentemente usado como problema para desenvolver essas habilidades. Aqui, propomos o desenvolvimento de um UEPS, a fim de proporcionar maior interação entre os alunos e maximizar o uso do tempo pelos professores. Assim, acreditamos que, uma aprendizagem significativa do conteúdo e também do sentido das relações interpessoais pode aumentar o conhecimento de novas técnicas e até de tecnologias nesse campo.
Resumen : It’s very usual in the academic field to face great difficulties by the education professionals to the aloofness and, also, the students’ unpreparedness. The Biology teaching faces many difficulties, especially when it comes to public schools. Besides the challenges related to the students, there is also a huge amount of content to be taught within a reduced number of weekly classes available. Other major concern is connected to the resources lacking and also to the difficulties teachers have dealing with complex issues inside and outside the classroom. The present work pursued to analyze the number of correct answers of items in in the field of Natural Sciences related to the Genetics and Biotechnology in the National High School Exam (ENEM) from 2009 through 2017. That way, it was possible to select one of the abilities from the National High School Exam (ENEM) in which the students did not show a good performance to elaborate a Teaching Learning Series (SEA) as a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) to work with the selected abilities. Twenty five selected items from genetics and biotechnology encompassed in the exams from 2009 to 2017 are related to the ability 13. The number four competency in the reference matrix of Natural Sciences and Its Technologies was the most frequent among the selected abilities related to those items. It was possible to notice that, in the Biology field, Genetic and Biotechnology is highly frequent, although the percentage of correct answers was very low clearly showing a deficiency in this knowledge field among the students. Time is frequently used as problem to develop these abilities. Here, we propose the development of a UEPS in order to provide greater interaction between students and maximize the use of the time by teachers. Thus, we believe that either, a meaningful learning of content and also to the sense of interpersonal relations may increases the knowledge of new techniques and even technologies in this field.
Palabras clave : Ensino de biologia
Exame Nacional do Ensino Médio
Habilidades em genética e biotecnologia
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
Biology teaching
National High School Exam
Abilities in genetics and biotechnology
Potentially Meaningful Teaching Units
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11247
Fecha de publicación : 30-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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