Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11247
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diogobelarminoalves.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos, Pablo Rafael de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0184936526626503pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Letícia Stephan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/28604779134024pt_BR
dc.contributor.referee2Maranduba, Carlos Magno da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763153859701731pt_BR
dc.creatorAlves, Diogo Belarmino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2391103644632149pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T13:23:30Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-10-30T13:23:30Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11247-
dc.description.abstractIt’s very usual in the academic field to face great difficulties by the education professionals to the aloofness and, also, the students’ unpreparedness. The Biology teaching faces many difficulties, especially when it comes to public schools. Besides the challenges related to the students, there is also a huge amount of content to be taught within a reduced number of weekly classes available. Other major concern is connected to the resources lacking and also to the difficulties teachers have dealing with complex issues inside and outside the classroom. The present work pursued to analyze the number of correct answers of items in in the field of Natural Sciences related to the Genetics and Biotechnology in the National High School Exam (ENEM) from 2009 through 2017. That way, it was possible to select one of the abilities from the National High School Exam (ENEM) in which the students did not show a good performance to elaborate a Teaching Learning Series (SEA) as a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) to work with the selected abilities. Twenty five selected items from genetics and biotechnology encompassed in the exams from 2009 to 2017 are related to the ability 13. The number four competency in the reference matrix of Natural Sciences and Its Technologies was the most frequent among the selected abilities related to those items. It was possible to notice that, in the Biology field, Genetic and Biotechnology is highly frequent, although the percentage of correct answers was very low clearly showing a deficiency in this knowledge field among the students. Time is frequently used as problem to develop these abilities. Here, we propose the development of a UEPS in order to provide greater interaction between students and maximize the use of the time by teachers. Thus, we believe that either, a meaningful learning of content and also to the sense of interpersonal relations may increases the knowledge of new techniques and even technologies in this field.pt_BR
dc.description.resumoÉ muito comum no campo acadêmico enfrentar grandes dificuldades dos profissionais da educação quanto à indiferença e, também, ao despreparo dos alunos. O ensino de Biologia enfrenta muitas dificuldades, principalmente quando se trata de escolas públicas. Além dos desafios relacionados aos alunos, há também uma enorme quantidade de conteúdo a ser ministrado em um número reduzido de aulas semanais disponíveis. Outra grande preocupação está relacionada aos recursos que faltam e também às dificuldades que os professores têm para lidar com questões complexas dentro e fora da sala de aula. O presente trabalho buscou analisar o número de respostas corretas de itens do campo das Ciências Naturais relacionadas à Genética e Biotecnologia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 a 2017. Dessa forma, foi possível selecionar uma das habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em que os alunos não apresentaram um bom desempenho para elaborar uma Série de Aprendizagem de Ensino (AAE) como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para trabalhar com as habilidades selecionadas. Vinte e cinco itens selecionados de genética e biotecnologia incluídos nos exames de 2009 a 2017 estão relacionados à habilidade 13. A competência número quatro na matriz de referência de Ciências Naturais e Suas Tecnologias foi a mais frequente entre as habilidades selecionadas relacionadas a esses itens. Foi possível notar que, no campo da biologia, a genética e a biotecnologia são muito frequentes, embora o percentual de respostas corretas seja muito baixo, mostrando claramente uma deficiência nesse campo de conhecimento entre os estudantes. O tempo é frequentemente usado como problema para desenvolver essas habilidades. Aqui, propomos o desenvolvimento de um UEPS, a fim de proporcionar maior interação entre os alunos e maximizar o uso do tempo pelos professores. Assim, acreditamos que, uma aprendizagem significativa do conteúdo e também do sentido das relações interpessoais pode aumentar o conhecimento de novas técnicas e até de tecnologias nesse campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHabilidades em genética e biotecnologiapt_BR
dc.subjectUnidades de Ensino Potencialmente Significativaspt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectNational High School Exampt_BR
dc.subjectAbilities in genetics and biotechnologypt_BR
dc.subjectPotentially Meaningful Teaching Unitspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleProposta de unidade de ensino potencialmente significativa em genética e biotecnologia a partir da análise do desempenho no Enempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons