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Tipo: Dissertação
Título: A utilização do SIGE Escola e da Sala de Situação no processo de apropriação de dados pelas equipes gestoras das escolas da Crede 14 no Ceará
Autor(es): Nogueira Júnior, Paulo Antônio
Primeiro Orientador: Alcântara, Edna Rezende Silveira
Membro da banca: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Membro da banca: Rezende, Wagner Silveira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo deste caso de gestão foi o de analisar de que maneiras as equipes gestoras das escolas da CREDE 14 podem se apropriar dos dados que são fornecidos pelo SIGE Escola e Sala de Situação, principalmente no que se refere ao rendimento e à frequência dos estudantes, para tomarem decisões baseadas em dados. As metodologias empregadas no decorrer de toda a pesquisa foram: o estudo de caso; o trabalho com documentos oficiais e informações disponibilizadas pela SEDUC, CREDE 14 e escolas; a pesquisa bibliográfica sobre os eixos temáticos explorados neste trabalho; a realização de grupos focais com alguns membros das equipes gestoras das escolas; e a aplicação de questionário eletrônico a todos os gestores escolares. Os resultados das análises conduzidas mostraram que as equipes gestoras necessitam de orientações mais precisas para utilizar aqueles sistemas de informação para gestão educacional e para se apropriarem dos dados disponibilizados neles para tomarem decisões. Sobre os dados obtidos, foram apontadas fragilidades nos sistemas que põem em dúvida a confiabilidade dos mesmos. Também se percebeu que, na maior parte dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas, inexistem roteiros com ações a serem desenvolvidas com relação ao rendimento e à frequência dos estudantes e que ainda é frágil o envolvimento dos membros da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Diante desse cenário e no intuito de fortalecer uma cultura de tomada de decisão baseada em dados dentro das escolas, foi construído um Plano de Ação Educacional (PAE) que apresenta às equipes gestoras: dois roteiros de ações reflexivas com orientações para que as escolas se apropriem dos dados de rendimento escolar e da frequência dos estudantes, disponibilizados pelos sistemas de informação, principalmente a Sala de Situação, ajudando-lhes na tomada de decisão; e quatro roteiros complementares com foco na organização estratégica da escola para registro e coleta de dados, na formação de gestores e professores para utilização dos sistemas de informação para gestão educacional e na orientação desses agentes para tomadas de decisão baseadas em dados.
Abstract: This work was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The main purpose of this management case was to examine how the management teams of CREDE 14 schools can appropriate the data provided by the SIGE Escola and Sala de Situação, especially regarding to the students’ performance and class attendance, to make data-driven decisions. The methodologies used throughout the research were: the case study; the work with official documents and information provided by SEDUC, CREDE 14 and schools; the bibliographic research on the thematic axes explored in this work; the holding of focus groups with some members of the school management teams; and the application of an electronic questionnaire to all school managers. The results of the conducted analyzes showed that the management teams need more precise guidance to use those Educational Management Information Systems and to appropriate the data available in them to make decisions. On the data, weaknesses were pointed out in the systems that question their reliability. It was also noticed that in most of the Political-Pedagogical Projects (PPP) of CREDE 14 schools there are no roadmaps with actions to be taken in relation to student performance and attendance, and that the involvement of members of the school community in decision-making is still fragile. Given this scenario and in order to strengthen a data-driven decision-making culture within schools, an Educational Action Plan (EAP) was built, which presents to management teams: two reflexive action scripts with guidelines for schools to appropriate data on students’ performance and class attendance provided by information systems, especially the Sala de Situação, helping them in the decision-making; and four complementary scripts focusing on the strategic organization of the school for registration and data collection, in the training of managers and teachers to use Educational Management Information Systems; and the orientation of these agents to Data-Driven Decision Making.
Palavras-chave: Sistemas de informação para gestão educacional
Apropriação de dados
Tomada de decisão baseada em dados
Educational management information systems
Data appropriation
Data-driven decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11204
Data do documento: 26-Jul-2019
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