Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11204
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pauloantonionogueirajunior.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alcântara, Edna Rezende Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.referee2Rezende, Wagner Silveira-
dc.creatorNogueira Júnior, Paulo Antônio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-24T12:04:21Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-10-24T12:04:21Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11204-
dc.description.abstractThis work was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The main purpose of this management case was to examine how the management teams of CREDE 14 schools can appropriate the data provided by the SIGE Escola and Sala de Situação, especially regarding to the students’ performance and class attendance, to make data-driven decisions. The methodologies used throughout the research were: the case study; the work with official documents and information provided by SEDUC, CREDE 14 and schools; the bibliographic research on the thematic axes explored in this work; the holding of focus groups with some members of the school management teams; and the application of an electronic questionnaire to all school managers. The results of the conducted analyzes showed that the management teams need more precise guidance to use those Educational Management Information Systems and to appropriate the data available in them to make decisions. On the data, weaknesses were pointed out in the systems that question their reliability. It was also noticed that in most of the Political-Pedagogical Projects (PPP) of CREDE 14 schools there are no roadmaps with actions to be taken in relation to student performance and attendance, and that the involvement of members of the school community in decision-making is still fragile. Given this scenario and in order to strengthen a data-driven decision-making culture within schools, an Educational Action Plan (EAP) was built, which presents to management teams: two reflexive action scripts with guidelines for schools to appropriate data on students’ performance and class attendance provided by information systems, especially the Sala de Situação, helping them in the decision-making; and four complementary scripts focusing on the strategic organization of the school for registration and data collection, in the training of managers and teachers to use Educational Management Information Systems; and the orientation of these agents to Data-Driven Decision Making.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo deste caso de gestão foi o de analisar de que maneiras as equipes gestoras das escolas da CREDE 14 podem se apropriar dos dados que são fornecidos pelo SIGE Escola e Sala de Situação, principalmente no que se refere ao rendimento e à frequência dos estudantes, para tomarem decisões baseadas em dados. As metodologias empregadas no decorrer de toda a pesquisa foram: o estudo de caso; o trabalho com documentos oficiais e informações disponibilizadas pela SEDUC, CREDE 14 e escolas; a pesquisa bibliográfica sobre os eixos temáticos explorados neste trabalho; a realização de grupos focais com alguns membros das equipes gestoras das escolas; e a aplicação de questionário eletrônico a todos os gestores escolares. Os resultados das análises conduzidas mostraram que as equipes gestoras necessitam de orientações mais precisas para utilizar aqueles sistemas de informação para gestão educacional e para se apropriarem dos dados disponibilizados neles para tomarem decisões. Sobre os dados obtidos, foram apontadas fragilidades nos sistemas que põem em dúvida a confiabilidade dos mesmos. Também se percebeu que, na maior parte dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas, inexistem roteiros com ações a serem desenvolvidas com relação ao rendimento e à frequência dos estudantes e que ainda é frágil o envolvimento dos membros da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Diante desse cenário e no intuito de fortalecer uma cultura de tomada de decisão baseada em dados dentro das escolas, foi construído um Plano de Ação Educacional (PAE) que apresenta às equipes gestoras: dois roteiros de ações reflexivas com orientações para que as escolas se apropriem dos dados de rendimento escolar e da frequência dos estudantes, disponibilizados pelos sistemas de informação, principalmente a Sala de Situação, ajudando-lhes na tomada de decisão; e quatro roteiros complementares com foco na organização estratégica da escola para registro e coleta de dados, na formação de gestores e professores para utilização dos sistemas de informação para gestão educacional e na orientação desses agentes para tomadas de decisão baseadas em dados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de informação para gestão educacionalpt_BR
dc.subjectApropriação de dadospt_BR
dc.subjectTomada de decisão baseada em dadospt_BR
dc.subjectEducational management information systemspt_BR
dc.subjectData appropriationpt_BR
dc.subjectData-driven decision makingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização do SIGE Escola e da Sala de Situação no processo de apropriação de dados pelas equipes gestoras das escolas da Crede 14 no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.