https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11177
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
terezilabarrasilvadeoliveira.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A narrativa do holocausto: realidade e ficção no repertório literário dos alunos da EJA |
Autor(es): | Oliveira, Terezila Barra Silva de |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Elza de Sá |
Membro da banca: | Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
Membro da banca: | Silva, Felipe Bastos Mansur da |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada numa turma de 9º ano da EJA de uma escola da rede municipal de Leopoldina, cidade da Zona da Mata mineira. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, o primeiro passo foi proporcionar aos alunos um exercício de autoconhecimento como leitores e torná-los conscientes do pertencimento a uma comunidade de leitores: aquela que se constitui em sala de aula. Diante da percepção de seu precário contato com o texto literário, elaboramos uma proposta interventiva que lhes permitisse experenciar de forma intensa a potência comunicativa da ficção face à realidade e que cumprisse o objetivo de ampliar seu repertório literário. A proposta elegeu, então, a leitura compartilhada e protocolada de textos com diferentes graus de elaboração ficcional sobre o tema comum do holocausto, de modo a proporcionar a apropriação dos recursos da metáfora, do fantástico e da metaficcção respectivamente na construção das obras Diário de Anne Frank, o prólogo de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e a (auto)biografia em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: o repertório do texto, de Wolfgang Iser; o polissistema literário, de Even-Zohar; a comunidade de leitores, de Roger Chartier; de metáfora e metaficção, de Gustavo Bernardo e de fantástico, de Zvetan Todorov. Como resultados, analisamos que o tema do holocausto mobilizou os alunos para a leitura das obras selecionadas, tendo havido especial identidade com a de Anne Frank. Em termos da ampliação de repertório, o uso da metáfora como forma de compreender o desconhecido foi bem compreendido pelos alunos, tendo sido empregado num exercício de autoria criativa. A metaficção teve uma compreensão inicial bem-sucedida, cujo aprofundamento exigiria nova pesquisa. Já a oscilação fantástica entre o literal e o metafórico não foi compreendida pelos alunos, os quais cobraram da obra em questão ser uma expressão literal da realidade. Concluímos que, sendo a construção de repertório algo contínuo, é tarefa do professor partir desse novo quadro e traçar objetivos pertinentes a ele que possam nortear a próxima intervenção. |
Abstract: | This research was carried out in a 9th grade class from the EJA of a school in the municipal network of Leopoldina, a city in the Zona da Mata region of Minas Gerais. Using the action research methodology, the first step is to provide students with an exercise in self-knowledge as readers and to make them aware of belonging to a community of readers: the one that constitutes a classroom. Faced with the perception of their precarious contact with the literary text, we elaborated an interventional proposal that allowed them to intensely experience the communicative power of fiction vis-a-vis reality and that fulfilled the objective of expanding its literary repertoire. The proposal then chose the shared and protocolized reading of texts with different degrees of fictional elaboration on the common theme of the holocaust, in order to provide the appropriation of the resources of metaphor, fantastic and metafiction respectively in the construction of the works. , the prologue of the orphanage of Miss. Pilgrimage for Particular Children, by RansonRiggs, and ArtSpiegelman's (auto) comic biography Maus. The theoretical assumptions underlying the research were Wolfgang Iser's repertory of the text; Even-Zohar's literary polysystem; the community of readers, Roger Chartier; of metaphor and metafiction, of Gustavo Bernardo and of fantastic, of Zvetan Todorov. As a result, we analyzed that the theme of the holocaust mobilized the students to read the selected works, having had a special identity with that of Anne Frank. In terms of repertory expansion, the use of metaphor as a way of understanding the unknown was well understood by the students, and was used in an exercise of creative authorship. The metafiction had a successful initial understanding, the deepening of which would require new research. The fantastic oscillation between the literal and the metaphorical was not understood by the students, who charged that the work in question was a literal expression of reality. We conclude that, since repertoire construction is somewhat continuous, it is the teacher's task to start from this new framework and to outline pertinent objectives that may guide the next intervention. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Repertório literário Metáfora Metaficção Fantástico EJA Literature teaching Literary repertoire Metaphor Metafiction Fantastic EJA |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11177 |
Data do documento: | 5-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons