Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11151
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
elizabeteaparecidabragareuther.pdf553.44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Atendimento educacional especializado: conhecendo a sala de recursos multifuncionais
Autor(es): Reuther, Elizabete Aparecida Braga
Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Miembros Examinadores: Almeida, Neil Franco Pereira de
Miembros Examinadores: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: Este estudo teve como objetivo refletir sobre o recurso de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Sala de d Recursos multifuncionais no contexto de uma escola pública de Petrópolis, além de ser uma exigência para conclusão do curso de pós graduação da UFJF- Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares. Diante destes objetivos realizei entrevistas, questionários e encontros para refletir sobre o trabalho desenvolvido na unidade educacional. Percebi quão grande ainda é o desafio de termos uma escola que inclui ao invés de integrar. Entre as necessidades encontradas destaco a formação dos professores, o tempo de planejamento em conjunto com a professora do AEE, para adaptações curriculares ou criar estratégias que contribuam com o aprendizado dos alunos com deficiências. O trabalho colaborativo ainda esta aquém do desejado pelos participantes desta pesquisa. Diante das reflexões, os resultados desse trabalho evidenciam que “refletir sobre as possibilidades de uma escola tornar-se um espaço inclusivo, se trata de um processo para além de intenções, em muitos casos, para que isso se torne possível, a solução não depende somente dos profissionais da escola, como também de instâncias superiores da administração pública. Entretanto, há situações que o corpo docente pode intervir e transformar, no sentido de construir um ambiente acolhedor, com movimento constante de reflexão a fim de trilhar novos caminhos e o diálogo permanente, sendo este um instrumento valioso para uma escola em processo de inclusão
Resumen : -
Palabras clave : Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncionais
Trabalho colaborativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11151
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons