https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11151
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
elizabeteaparecidabragareuther.pdf | 553.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Atendimento educacional especializado: conhecendo a sala de recursos multifuncionais |
Autor(es): | Reuther, Elizabete Aparecida Braga |
Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Miembros Examinadores: | Cunha, Thenner Freitas da |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo refletir sobre o recurso de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Sala de d Recursos multifuncionais no contexto de uma escola pública de Petrópolis, além de ser uma exigência para conclusão do curso de pós graduação da UFJF- Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares. Diante destes objetivos realizei entrevistas, questionários e encontros para refletir sobre o trabalho desenvolvido na unidade educacional. Percebi quão grande ainda é o desafio de termos uma escola que inclui ao invés de integrar. Entre as necessidades encontradas destaco a formação dos professores, o tempo de planejamento em conjunto com a professora do AEE, para adaptações curriculares ou criar estratégias que contribuam com o aprendizado dos alunos com deficiências. O trabalho colaborativo ainda esta aquém do desejado pelos participantes desta pesquisa. Diante das reflexões, os resultados desse trabalho evidenciam que “refletir sobre as possibilidades de uma escola tornar-se um espaço inclusivo, se trata de um processo para além de intenções, em muitos casos, para que isso se torne possível, a solução não depende somente dos profissionais da escola, como também de instâncias superiores da administração pública. Entretanto, há situações que o corpo docente pode intervir e transformar, no sentido de construir um ambiente acolhedor, com movimento constante de reflexão a fim de trilhar novos caminhos e o diálogo permanente, sendo este um instrumento valioso para uma escola em processo de inclusão |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Atendimento educacional especializado Sala de recursos multifuncionais Trabalho colaborativo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11151 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons