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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635587951737099pt_BR
dc.creatorReuther, Elizabete Aparecida Braga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T20:11:24Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2019-10-14T20:11:24Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11151-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo refletir sobre o recurso de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Sala de d Recursos multifuncionais no contexto de uma escola pública de Petrópolis, além de ser uma exigência para conclusão do curso de pós graduação da UFJF- Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares. Diante destes objetivos realizei entrevistas, questionários e encontros para refletir sobre o trabalho desenvolvido na unidade educacional. Percebi quão grande ainda é o desafio de termos uma escola que inclui ao invés de integrar. Entre as necessidades encontradas destaco a formação dos professores, o tempo de planejamento em conjunto com a professora do AEE, para adaptações curriculares ou criar estratégias que contribuam com o aprendizado dos alunos com deficiências. O trabalho colaborativo ainda esta aquém do desejado pelos participantes desta pesquisa. Diante das reflexões, os resultados desse trabalho evidenciam que “refletir sobre as possibilidades de uma escola tornar-se um espaço inclusivo, se trata de um processo para além de intenções, em muitos casos, para que isso se torne possível, a solução não depende somente dos profissionais da escola, como também de instâncias superiores da administração pública. Entretanto, há situações que o corpo docente pode intervir e transformar, no sentido de construir um ambiente acolhedor, com movimento constante de reflexão a fim de trilhar novos caminhos e o diálogo permanente, sendo este um instrumento valioso para uma escola em processo de inclusãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado: conhecendo a sala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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