Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11139
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Alfabetização na primeira infância: o uso de games no processo de construção do conhecimento
Autor(es): Carvalho, Simone Aparecida Ferreira
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Marques
Co-orientador: Resende, Vitor Lopes
Resumo: Diante das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e do acesso rápido e instantâneo a tudo que acontece no mundo através da internet, o perfil dos alunos de hoje foi modificado, sendo necessário também que os docentes se abram ao uso e incorporação dessas novas tecnologias midiáticas em suas práticas pedagógicas. O presente relato se propõe a apresentar as perspectivas dos professores em atividade com relação ao uso de mídias, mais especificamente os games em educação, para efetivação de uma nova e significativa aprendizagem escolar. Apresenta ainda, uma proposta de uso de jogos educativos com alunos da educação infantil. À partir dessas propostas, surgiram dois produtos midiáticos: reportagem e uso de games na educação, que dialogaram perfeitamente entre si. Os educadores devem buscar utilizar recursos midiáticos, como os games, sob a perspectiva de uma proposta inovadora de ministrar os conteúdos escolares de uma forma mais participativa, colaborativa, significativa e lúdica. Para tanto é necessária uma adequada formação dos professores, bem como a disponibilização de equipamentos de qualidade e em quantidade suficiente.
Abstract: -
Palavras-chave: Tecnologia
Prática docente
Uso de games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11139
Data do documento: 23-Fev-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Mídias na Educação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons