https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11139
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Alfabetização na primeira infância: o uso de games no processo de construção do conhecimento |
Autor(es): | Carvalho, Simone Aparecida Ferreira |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Adriana Marques |
Co-orientador: | Resende, Vitor Lopes |
Resumo: | Diante das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e do acesso rápido e instantâneo a tudo que acontece no mundo através da internet, o perfil dos alunos de hoje foi modificado, sendo necessário também que os docentes se abram ao uso e incorporação dessas novas tecnologias midiáticas em suas práticas pedagógicas. O presente relato se propõe a apresentar as perspectivas dos professores em atividade com relação ao uso de mídias, mais especificamente os games em educação, para efetivação de uma nova e significativa aprendizagem escolar. Apresenta ainda, uma proposta de uso de jogos educativos com alunos da educação infantil. À partir dessas propostas, surgiram dois produtos midiáticos: reportagem e uso de games na educação, que dialogaram perfeitamente entre si. Os educadores devem buscar utilizar recursos midiáticos, como os games, sob a perspectiva de uma proposta inovadora de ministrar os conteúdos escolares de uma forma mais participativa, colaborativa, significativa e lúdica. Para tanto é necessária uma adequada formação dos professores, bem como a disponibilização de equipamentos de qualidade e em quantidade suficiente. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Tecnologia Prática docente Uso de games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11139 |
Data do documento: | 23-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Mídias na Educação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons