Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1111
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlacavalcantifernandeslins.pdf2.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A utilização do sistema de informações educacionais de Pernambuco pelos gestores escolares
Author: Lins, Carla Cavalcanti Fernandes
First Advisor: Santos, Gilmar José dos
Referee Member: Ferreira, Victor Claudio Paradela
Referee Member: Oliveira, Adriel Rodrigues de
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre o Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (SIEPE) e sua utilização pelos gestores escolares de quatro escolas da Gerência Regional do Sertão Moxotó-Ipanema. O trabalho parte da seguinte questão norteadora: por que os gestores escolares não utilizam o SIEPE em todo o seu potencial? O objetivo do estudo foi analisar como esse sistema vem sendo implantado para fins de gestão, procurando levantar os pontos fortes, as dificuldades de utilização e as necessidades de melhorias na perspectiva dos gestores escolares para que tal recurso seja utilizado em todo o seu potencial. Para isso, foi resgatado o processo de desenvolvimento e implantação do SIEPE, bem como explicou-se o seu funcionamento, descrevendo o registro dos dados e a utilização das informações geradas pelo sistema e pela gestão escolar nos fins administrativos e pedagógicos. O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado em quatro escolas da Gerência Regional do Sertão Moxotó-Ipanema no estado de Pernambuco. Adotou-se como desenho de pesquisa o estudo de casos múltiplos, utilizando-se os procedimentos metodológicos de análise de documentos oficiais e entrevistas com o gestor escolar, o secretário e o técnico educacional de cada uma das quatro escolas. A análise indica que o SIEPE corrobora com a inclusão digital e a criação de uma cultura tecnológica, além de uma maior integração entre escola e comunidade, através da disponibilização de um ambiente colaborativo, da implantação de sistema de gestão escolar e do gerenciamento de programas e metas. Os pontos fortes mais destacados foram: a confiabilidade das informações, facilitar o trabalho e agilidade nos resultados. De modo geral, a pesquisa confirmou que o SIEPE possibilita uma melhor organização das escolas na realização de intervenções pedagógicas a partir das informações geradas pelo sistema. O estudo revela que, para ser utilizado em todo o seu potencial, o SIEPE deve ser aperfeiçoado com a criação de novas funções, deve haver a formação continuada para os usuários buscando a utilização dessa ferramenta enquanto instrumento do processo de gestão escolar e deve ser melhorado o acesso das escola à internet. Finalmente a partir dos resultados, foi proposto o Plano de Ação Educacional (PAE), que contempla as seguintes ações: tornar a rede de internet mais veloz nas escolas; formação continuada, ampliação do acesso das funções do sistema; agilizar o suporte técnico de informática; criação de nova resolução; e realizar monitoramento do sistema SIEPE.
Abstract: This paper presents an investigation into the Educational Information System for California (SIEPE) and its use by school administrators from four schools of the Regional Management of the Wild-Moxotó Ipanema. The work of the following question: why school administrators did not use SIEPE at their full potential? The aim of the study was to analyze how this system is being implemented for management purposes, seeking to raise the strengths, difficulties in use and the need for improvements in the school managers prospect for such a remedy to be used in its full potential. For that was rescued in development and deployment of Siepe and explained the operation, describing the recording of data and the use of information generated by the system and school management in administrative and educational purposes. The study adopted a qualitative approach was conducted in four schools of the Regional Management of the Wild-Moxotó Ipanema in the state of Pernambuco. It was adopted as the research design multiple case study, using the methodological procedures for the analysis of official documents and interviews with the school manager, secretary and technical education of each of the four schools. The analysis indicates that the SIEPE corroborates digital inclusion and the creation of a technological culture, and greater integration between school and community, by providing a collaborative environment, the implementation of a school management system and management programs and goals. Strong salient points were: the reliability of the information, facilitate work and agility results. Overall, the survey confirmed that the SIEPE allows better organization of schools in the realization of educational interventions based on information generated by the system. The study reveals that to be used in its full potential, the SIEPE should be improved with the creation of new functions, there must be continuing education for users seeking to use this tool as a means of school management process and should be improved access the school internet. Finally from the results, it was proposed the Education Action Plan (PAE), which includes the following: make the network faster internet in schools; continuing education, expanding access system functions; speed up computer technical support; creating new resolution; and conduct monitoring SIEPE system.
Keywords: Gestão escolar
Tecnologias de informação e comunicação
Sistemas de informação gerencial
School management
Communication
Computer system
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1111
Issue Date: 22-Jan-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.