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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Victor Claudio Paradela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Adriel Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1pt_BR
dc.creatorLins, Carla Cavalcanti Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:13:23Z-
dc.date.available2016-04-18-
dc.date.available2016-04-24T03:13:23Z-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1111-
dc.description.abstractThis paper presents an investigation into the Educational Information System for California (SIEPE) and its use by school administrators from four schools of the Regional Management of the Wild-Moxotó Ipanema. The work of the following question: why school administrators did not use SIEPE at their full potential? The aim of the study was to analyze how this system is being implemented for management purposes, seeking to raise the strengths, difficulties in use and the need for improvements in the school managers prospect for such a remedy to be used in its full potential. For that was rescued in development and deployment of Siepe and explained the operation, describing the recording of data and the use of information generated by the system and school management in administrative and educational purposes. The study adopted a qualitative approach was conducted in four schools of the Regional Management of the Wild-Moxotó Ipanema in the state of Pernambuco. It was adopted as the research design multiple case study, using the methodological procedures for the analysis of official documents and interviews with the school manager, secretary and technical education of each of the four schools. The analysis indicates that the SIEPE corroborates digital inclusion and the creation of a technological culture, and greater integration between school and community, by providing a collaborative environment, the implementation of a school management system and management programs and goals. Strong salient points were: the reliability of the information, facilitate work and agility results. Overall, the survey confirmed that the SIEPE allows better organization of schools in the realization of educational interventions based on information generated by the system. The study reveals that to be used in its full potential, the SIEPE should be improved with the creation of new functions, there must be continuing education for users seeking to use this tool as a means of school management process and should be improved access the school internet. Finally from the results, it was proposed the Education Action Plan (PAE), which includes the following: make the network faster internet in schools; continuing education, expanding access system functions; speed up computer technical support; creating new resolution; and conduct monitoring SIEPE system.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação sobre o Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (SIEPE) e sua utilização pelos gestores escolares de quatro escolas da Gerência Regional do Sertão Moxotó-Ipanema. O trabalho parte da seguinte questão norteadora: por que os gestores escolares não utilizam o SIEPE em todo o seu potencial? O objetivo do estudo foi analisar como esse sistema vem sendo implantado para fins de gestão, procurando levantar os pontos fortes, as dificuldades de utilização e as necessidades de melhorias na perspectiva dos gestores escolares para que tal recurso seja utilizado em todo o seu potencial. Para isso, foi resgatado o processo de desenvolvimento e implantação do SIEPE, bem como explicou-se o seu funcionamento, descrevendo o registro dos dados e a utilização das informações geradas pelo sistema e pela gestão escolar nos fins administrativos e pedagógicos. O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado em quatro escolas da Gerência Regional do Sertão Moxotó-Ipanema no estado de Pernambuco. Adotou-se como desenho de pesquisa o estudo de casos múltiplos, utilizando-se os procedimentos metodológicos de análise de documentos oficiais e entrevistas com o gestor escolar, o secretário e o técnico educacional de cada uma das quatro escolas. A análise indica que o SIEPE corrobora com a inclusão digital e a criação de uma cultura tecnológica, além de uma maior integração entre escola e comunidade, através da disponibilização de um ambiente colaborativo, da implantação de sistema de gestão escolar e do gerenciamento de programas e metas. Os pontos fortes mais destacados foram: a confiabilidade das informações, facilitar o trabalho e agilidade nos resultados. De modo geral, a pesquisa confirmou que o SIEPE possibilita uma melhor organização das escolas na realização de intervenções pedagógicas a partir das informações geradas pelo sistema. O estudo revela que, para ser utilizado em todo o seu potencial, o SIEPE deve ser aperfeiçoado com a criação de novas funções, deve haver a formação continuada para os usuários buscando a utilização dessa ferramenta enquanto instrumento do processo de gestão escolar e deve ser melhorado o acesso das escola à internet. Finalmente a partir dos resultados, foi proposto o Plano de Ação Educacional (PAE), que contempla as seguintes ações: tornar a rede de internet mais veloz nas escolas; formação continuada, ampliação do acesso das funções do sistema; agilizar o suporte técnico de informática; criação de nova resolução; e realizar monitoramento do sistema SIEPE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectComputer systempt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização do sistema de informações educacionais de Pernambuco pelos gestores escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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