Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11107
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conceicaoaparecidaoliveiradossantos.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Relatório de Pesquisa
Title: Alfabetização: inovação com jogos digitais e games nos processos de leitura e escrita na escola
Author: Santos, Conceição Aparecida Oliveira dos
First Advisor: Quiossa, Amanda Sangy
Co-Advisor: Ribeiro, Marianna Panisset Pedreira Ferreira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do uso das mídias tecnológicas no ambiente escolar especificamente voltado para o 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. O trabalho foi desenvolvido a partir da análise de jogos digitais e games inseridos como complementação no processo de alfabetização. O relato aborda também os diversos fatores que compõem a produção deste trabalho bem como estudos que comprovam a eficiência dos jogos digitais e games como parte do cotidiano escolar, utilizando como produto um quiz composto de dez slides. Compostos de formação de palavras por meio de sílabas e também, a escrita correta de algumas palavras. Também é exposto o passo a passo de uma reportagem construída e idealizada a partir da prática do jogo, onde algumas professoras analisam e opinam sobre a eficiência do jogo e também relatam sobre a importância dos jogos digitais e games como auxílio nos processos de leitura e escrita nos Anos Iniciais, para embasar o meu trabalho trago alguns autores como: Emília Ferreiro (1996), Teberosky (2018), Prieto (2005), dentre outros, e a utilização de alguns artigos científicos. O trabalho contempla também alguns momentos de aprendizagem vivenciados por mim, onde destaco algumas dificuldades e também a concretização das expectativas alcançadas com a realização do curso.
Abstract: -
Keywords: Jogos
Alfabetização
Mídias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11107
Issue Date: 16-Feb-2019
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons