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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A publicidade “velada” em canais do Youtube voltados ao público infantil
Autor(es): Souza, Tasso Elias de Paiva Guimarães
Frederico, Felipe de Souza Reis
Primeiro Orientador: Santana, Wedencley Alves
Membro da banca: Rodrigues, Flávio Lins
Membro da banca: Nunes, Janaína de Oliveira
Resumo: Com a evolução dos meios eletrônicos, os meios de comunicação também tiveram que evoluir, bem como os processos de construção da publicidade. O conteúdo publicitário precisou se adaptar as novas frentes de exposição, recriando as maneiras de atingir o público. Com o tempo, a publicidade voltada para o público infantil presenciou um ambiente favorável de programas para crianças na televisão. Depois disso passaram a apostar nas novas mídias digitais, como o YouTube. A publicidade infantil então precisava de um controle. Normativas acerca da publicidade infantil foram ganhando força e o conteúdo foi sendo regulamentado. Apesar disso, no YouTube temos hoje uma prática de publicidade velada nos canais de conteúdo infantil. Para tal fato, o presente trabalho procura demostrar a forma como ocorre esta publicidade velada, através de uma pesquisa bibliográfica bem abrangente acerca do tema. Paralelamente, ocorrerá a identificação das Leis brasileiras que regem a publicidade infantil e por fim entenderemos como é formado o discurso vinculado em alguns vídeos de canais infantis na plataforma. Seguiremos a linha francesa de Análise do Discurso por meio dos estudos de Eni Orlandi, para que, assim, seja desenvolvida uma linha de entendimento quanto a publicidade velada e o que a torna objeto de estudo importante para nosso tempo.
Abstract: With the evolution of the electronic media, the communication tactics had also to increase, as the framing of advertising. The publicity content needed to adapt to the new forefront exhibition, recreating new ways to reach the public. With time, the advertisement for the children audience, witnessed a propitious environment for television programmes for kids. Pursuant to, they started to bet in new digital Medias as Youtube. The children advertisement needed to be controlled. Regulations about children advertisement were gaining strength and the content started being regulated. Nevertheless, we can see today in YouTube a hidden use of publicity in children channels. For that fact the present work shows the way this hidden publicity happens through a bibliographic research. At the same time, will be shown the identification of the Brazilian laws that rule children publicity and in the end, will be understood how some speeches are linked to the channels. We will follow the French analysis of speech through the studies of Eni Orlandi, so that a line of understanding about the hidden advertisement for children will be developed and showing its importance for our studies.
Palavras-chave: Publicidade infantil
Publicidade velada
YouTube
Discurso
Children publicity
Hidden publicity
YouTube
Speech
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11051
Data do documento: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



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