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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto “Griot”: didáticas e práticas pedagógicas para o ensino da cultura afro nas escolas - a experiência na comunidade remanescente quilombola “Colônia do Paiol”
Autor(es): Moreira, Raquel Almeida
Primeiro Orientador: Stephan, Ana Maria
Membro da banca: Costa, Mariane Ambrósio
Resumo: Apesar dos valorosos avanços políticos, jurídicos e sociais alcançados ao longo do tempo no sentido de valorizar a cultura afro e promover sua abordagem no âmbito da sala de aula, verifica-se que sua real efetivação na práxis escolar ainda é escassa e que mesmo em um país miscigenado como o Brasil o racismo infelizmente ainda se faz fortemente presente nas escolas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um projeto que engloba didáticas e práticas pedagógicas que visem contribuir para a abordagem e valorização da cultura afro em sala de aula, bem como promover o empoderamento de jovens negros através da reflexão crítica, desconstrução de estereótipos negativos associados ao povo negro e do efetivo combate ao racismo. Intitulado “Griot” em referência aos sábios africanos responsáveis por transmitir oralmente o conhecimento de seu povo, trata-se de um projeto interdisciplinar, de viés interseccional, que se pretende libertário, horizontal e dinâmico, voltado não para a apreciação passiva dos discentes, mas para sua real participação e protagonismo no processo ensino-aprendizagem. No intuito de consolidar tais objetivos, propõe-se a realização de atividades como rodas de conversa, sarau, dinâmicas e oficinas que perpassam variadas manifestações da cultura afro como RAP, Breakdance, Graffiti, Capoeira, Funk e etc. Este artigo apresenta ainda a descrição detalhada do desenvolvimento deste projeto, em uma edição especial realizada no dia da Consciência Negra, em uma comunidade remanescente quilombola, a “Colônia do Paiol”, localizada na Zona Rural do município de Bias Fortes, Minas Gerais.
Abstract: Despite the valuable political, juridical and social advances achieved over the time in order to valorizate the Afro culture and promote its approach in the classroom's context, we can verified that his real effectiveness in school's praxis still scarce and that even in a country with high miscigenation as Brazil, unfortunately the racism still strongly present in schools. In this sense, this article presents a project that encompasses didactic and pedagogical practices that aim to contribute to the approach and valorization of Afro culture in classroom, as well as to promote the empowerment of the youngs afrodescendents through critical reflection, deconstruction of negative stereotypes associated to the afrodescendent people and the effective fight against racism. Entitled "Griot" in reference to the african sages responsible to orally transmites the knowledge of their people, it is an interdisciplinary project, with an intersectional perspective, which is intended to be libertary, horizontal and dynamic, focused not on the passive appreciation of students but on they real participation and protagonism in the teaching-learning process. In order to realize this objectives, this project envolves activities like conversation wheels, poetry show, dynamics and workshops that passes through a several manifestations of the Afro culture like RAP, Breakdance, Graffiti, Capoeira, Funk and etc. This article also presents a detailed description of the development of this project, in a special edition realized on Black Conscience Day, in a remanescent quilombola community, called "Colônia do Paiol", localized in the rural area of the "Bias Fortes" city, in Minas Gerais.
Palavras-chave: Cutura afro
Racismo
Escola
Didática
Quilombola
Afro culture
Racism
School
Didatic
Quilombola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11039
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu



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