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dc.contributor.advisor1Stephan, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mariane Ambrósio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMoreira, Raquel Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T17:02:29Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-08T17:02:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11039-
dc.description.abstractDespite the valuable political, juridical and social advances achieved over the time in order to valorizate the Afro culture and promote its approach in the classroom's context, we can verified that his real effectiveness in school's praxis still scarce and that even in a country with high miscigenation as Brazil, unfortunately the racism still strongly present in schools. In this sense, this article presents a project that encompasses didactic and pedagogical practices that aim to contribute to the approach and valorization of Afro culture in classroom, as well as to promote the empowerment of the youngs afrodescendents through critical reflection, deconstruction of negative stereotypes associated to the afrodescendent people and the effective fight against racism. Entitled "Griot" in reference to the african sages responsible to orally transmites the knowledge of their people, it is an interdisciplinary project, with an intersectional perspective, which is intended to be libertary, horizontal and dynamic, focused not on the passive appreciation of students but on they real participation and protagonism in the teaching-learning process. In order to realize this objectives, this project envolves activities like conversation wheels, poetry show, dynamics and workshops that passes through a several manifestations of the Afro culture like RAP, Breakdance, Graffiti, Capoeira, Funk and etc. This article also presents a detailed description of the development of this project, in a special edition realized on Black Conscience Day, in a remanescent quilombola community, called "Colônia do Paiol", localized in the rural area of the "Bias Fortes" city, in Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoApesar dos valorosos avanços políticos, jurídicos e sociais alcançados ao longo do tempo no sentido de valorizar a cultura afro e promover sua abordagem no âmbito da sala de aula, verifica-se que sua real efetivação na práxis escolar ainda é escassa e que mesmo em um país miscigenado como o Brasil o racismo infelizmente ainda se faz fortemente presente nas escolas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um projeto que engloba didáticas e práticas pedagógicas que visem contribuir para a abordagem e valorização da cultura afro em sala de aula, bem como promover o empoderamento de jovens negros através da reflexão crítica, desconstrução de estereótipos negativos associados ao povo negro e do efetivo combate ao racismo. Intitulado “Griot” em referência aos sábios africanos responsáveis por transmitir oralmente o conhecimento de seu povo, trata-se de um projeto interdisciplinar, de viés interseccional, que se pretende libertário, horizontal e dinâmico, voltado não para a apreciação passiva dos discentes, mas para sua real participação e protagonismo no processo ensino-aprendizagem. No intuito de consolidar tais objetivos, propõe-se a realização de atividades como rodas de conversa, sarau, dinâmicas e oficinas que perpassam variadas manifestações da cultura afro como RAP, Breakdance, Graffiti, Capoeira, Funk e etc. Este artigo apresenta ainda a descrição detalhada do desenvolvimento deste projeto, em uma edição especial realizada no dia da Consciência Negra, em uma comunidade remanescente quilombola, a “Colônia do Paiol”, localizada na Zona Rural do município de Bias Fortes, Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCutura afropt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectQuilombolapt_BR
dc.subjectAfro culturept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectDidaticpt_BR
dc.subjectQuilombolapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleProjeto “Griot”: didáticas e práticas pedagógicas para o ensino da cultura afro nas escolas - a experiência na comunidade remanescente quilombola “Colônia do Paiol”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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