Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11015
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marialuciavieiracarvalho.pdf1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Transtorno do espectro autista e o processo de inclusão escolar
Autor(es): Carvalho, Maria Lúcia Vieira
Orientador: Talmas, Elismara Vaz
Co-orientador: Castro, Sebastião Luís Petronilho de
Miembros Examinadores: Martins, Gabriel Pigozzo Tânus Cherpp
Miembros Examinadores: Martins, Elita Betânia de Andrade
Resumo: Conforme a ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA: Manual de diagnósticos e estatísticos de transtornos mentais (1994, p42), o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se caracteriza principalmente pelo prejuízo no desenvolvimento da interação social e da comunicação, havendo ou não atrasos do desenvolvimento da linguagem. Isso significa que algumas crianças autistas são verbais e outras não verbais. As verbais podem apresentar uso estereotipado e repetitivo, ou uma linguagem sem funcionalidade. Os estudos mais recentes sobre o espectro revelam que a intervenção pedagógica e terapêutica nas crianças com esse transtorno, precisa ser a mais precoce possível, quanto mais cedo a intervenção melhor será a evolução do desenvolvimento dessa criança. No entanto, segundo a lei nº 12.764, que institui a "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista", veio pra reforçar o direito de inclusão da criança com autismo, mas sabe-se que a lei, por si, não garante que a inclusão ocorra de fato em sala de aula. “Por trás da discussão sobre matricular ou não crianças autistas em escolas regulares, escondem-se a falta de conhecimento sobre o problema e as dificuldades que as instituições enfrentam para lidar com a diversidade como um todo”.(MEIRELLES-2013) Essa pesquisa pretende contribuir com práticas pedagógicas que serão relevantes no processo de inclusão das crianças com autismo, oferecendo embasamentos teóricos e estratégias que poderão auxiliar na inclusão, no sentido de ressignificar o espaço escolar
Resumen : -
Palabras clave : Espectro autista
desenvolvimento
Inclusão escolar
estratégias pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11015
Fecha de publicación : 8-jun-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons