Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11013
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thalitarodriguesrossi.pdf838.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de tecnologias assistivas para a acessibilidade de estudantes com deficiência visual ao pvanet
Autor(es): Rossi, Thalita Rodrigues
Primeiro Orientador: Mendes, Rodrigo Geraldo
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Jesus, Alan Willian
Resumo: Objetivou-se com o presente estudo apresentar as atividades e experiências vivenciadas ao longo deste projeto de intervenção pedagógica, que tem um interesse especial em atender as necessidades educacionais específicas de um estudante com deficiência visual, tendo como foco as tecnologias assistivas para a promoção da acessibilidade. Tal projeto foi organizado em três etapas principais: estudo de caso, planejamento e execução. No seu desenvolvimento foram utilizados procedimentos tais como a utilização de softwares leitores de tela, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, digitação e formatação de trabalhos utilizando o programa Word, dentre outras ações, que oportunizaram a participação em atividades acadêmicas que foram todas oferecidas no PVANet. Tais aspectos serão detalhados na esperança de que o resultado possa contribuir para a obtenção de informações que permitam uma melhor compreensão sobre o uso das tecnologias assistivas por pessoas com deficiência visual aos ambientes virtuais de aprendizagem, para que permaneçam estudando, e tenham de fato, a mesma formação que os estudantes videntes. Equiparando assim melhores oportunidades e promovendo acessibilidade na vida acadêmica desses sujeitos para construírem seus conhecimentos de forma significativa e contextualizada na instituição. Ao final, cinco estratégias de ensino foram planejadas, três recursos foram indicados e duas adaptações de recursos pedagógicos foram sugeridas para serem incorporadas ao PVANet
Abstract: -
Palavras-chave: Acessibilidade
Deficiência visual
Tecnologias assistivas
PVANet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11013
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons