Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11013
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thalitarodriguesrossi.pdf838.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso de tecnologias assistivas para a acessibilidade de estudantes com deficiência visual ao pvanet
Author: Rossi, Thalita Rodrigues
First Advisor: Mendes, Rodrigo Geraldo
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Jesus, Alan Willian
Resumo: Objetivou-se com o presente estudo apresentar as atividades e experiências vivenciadas ao longo deste projeto de intervenção pedagógica, que tem um interesse especial em atender as necessidades educacionais específicas de um estudante com deficiência visual, tendo como foco as tecnologias assistivas para a promoção da acessibilidade. Tal projeto foi organizado em três etapas principais: estudo de caso, planejamento e execução. No seu desenvolvimento foram utilizados procedimentos tais como a utilização de softwares leitores de tela, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, digitação e formatação de trabalhos utilizando o programa Word, dentre outras ações, que oportunizaram a participação em atividades acadêmicas que foram todas oferecidas no PVANet. Tais aspectos serão detalhados na esperança de que o resultado possa contribuir para a obtenção de informações que permitam uma melhor compreensão sobre o uso das tecnologias assistivas por pessoas com deficiência visual aos ambientes virtuais de aprendizagem, para que permaneçam estudando, e tenham de fato, a mesma formação que os estudantes videntes. Equiparando assim melhores oportunidades e promovendo acessibilidade na vida acadêmica desses sujeitos para construírem seus conhecimentos de forma significativa e contextualizada na instituição. Ao final, cinco estratégias de ensino foram planejadas, três recursos foram indicados e duas adaptações de recursos pedagógicos foram sugeridas para serem incorporadas ao PVANet
Abstract: -
Keywords: Acessibilidade
Deficiência visual
Tecnologias assistivas
PVANet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11013
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons