Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11002
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigoaparecidoestevao.pdf952.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estimulação auditiva e tátil em crianças com deficiência visual: possibilidades de construção da percepção entre corpo e espaço
Autor(es): Estevão, Rodrigo Aparecido
Primeiro Orientador: Nobre, Luciane Aparecida
Membro da banca: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O presente trabalho propõe apontar possibilidades de recursos e estratégias pedagógicas ao desenvolvimento dos sentidos remanescentes, sobretudo o tato e a audição, em crianças com deficiência visual em uma instituição no estado de Minas Gerais. De acordo com estudos na área da medicina, frente à perda de algum sentido os demais entram num processo de compensação. Neste sentido, ativar tais sentidos é de suma importância para uma efetiva integração no ambiente escolar e extraescolar, contribuindo também na ampliação da autonomia a partir da interação entre corpo e espaço. Este projeto de intervenção pedagógica busca, ainda, apresentar de maneira crítica e dialógica relatórios de sua prática que se apoiou na seguinte metodologia: apreciação e identificação de sonoridades do cotidiano, escuta e leitura dramática de narrativas literárias para (re)conhecimento de elementos concretos presentes nestas histórias. Além disso, exercícios e jogos teatrais, possibilitando uma prática educacional emancipatória, igualitária e diversificada rumo ao processo de inclusão socioeducacional
Abstract: -
Palavras-chave: Estimulação sensorial
Deficiência visual
Corpo
Espaço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11002
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons