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dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.creatorEstevão, Rodrigo Aparecido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890737171793112pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:26:18Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-09-27T13:26:18Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11002-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe apontar possibilidades de recursos e estratégias pedagógicas ao desenvolvimento dos sentidos remanescentes, sobretudo o tato e a audição, em crianças com deficiência visual em uma instituição no estado de Minas Gerais. De acordo com estudos na área da medicina, frente à perda de algum sentido os demais entram num processo de compensação. Neste sentido, ativar tais sentidos é de suma importância para uma efetiva integração no ambiente escolar e extraescolar, contribuindo também na ampliação da autonomia a partir da interação entre corpo e espaço. Este projeto de intervenção pedagógica busca, ainda, apresentar de maneira crítica e dialógica relatórios de sua prática que se apoiou na seguinte metodologia: apreciação e identificação de sonoridades do cotidiano, escuta e leitura dramática de narrativas literárias para (re)conhecimento de elementos concretos presentes nestas histórias. Além disso, exercícios e jogos teatrais, possibilitando uma prática educacional emancipatória, igualitária e diversificada rumo ao processo de inclusão socioeducacionalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstimulação sensorialpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstimulação auditiva e tátil em crianças com deficiência visual: possibilidades de construção da percepção entre corpo e espaçopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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