https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11002
File | Description | Size | Format | |
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rodrigoaparecidoestevao.pdf | 952.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253778782445993 | pt_BR |
dc.creator | Estevão, Rodrigo Aparecido | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4890737171793112 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:26:18Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:26:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11002 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe apontar possibilidades de recursos e estratégias pedagógicas ao desenvolvimento dos sentidos remanescentes, sobretudo o tato e a audição, em crianças com deficiência visual em uma instituição no estado de Minas Gerais. De acordo com estudos na área da medicina, frente à perda de algum sentido os demais entram num processo de compensação. Neste sentido, ativar tais sentidos é de suma importância para uma efetiva integração no ambiente escolar e extraescolar, contribuindo também na ampliação da autonomia a partir da interação entre corpo e espaço. Este projeto de intervenção pedagógica busca, ainda, apresentar de maneira crítica e dialógica relatórios de sua prática que se apoiou na seguinte metodologia: apreciação e identificação de sonoridades do cotidiano, escuta e leitura dramática de narrativas literárias para (re)conhecimento de elementos concretos presentes nestas histórias. Além disso, exercícios e jogos teatrais, possibilitando uma prática educacional emancipatória, igualitária e diversificada rumo ao processo de inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estimulação sensorial | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Estimulação auditiva e tátil em crianças com deficiência visual: possibilidades de construção da percepção entre corpo e espaço | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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