https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11001
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marinesmiscalinetto.pdf | 623.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Perspectivas da educação inclusiva para um adolescente com paralisia cerebral severa: práticas baseadas nas diretrizes ou na realidade do aluno? |
Autor(es): | Míscali Netto, Marinês |
Orientador: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Miembros Examinadores: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Miembros Examinadores: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Resumo: | Paralisia cerebral é uma expressão que engloba diversos distúrbios que afetam a capacidade infantil para se mover e manter a postura e o equilíbrio. Esses distúrbios são causados por uma lesão cerebral que ocorre antes, durante ou dentro dos primeiros dias depois do nascimento. E por este motivo podem acarretar sérios problemas de aprendizagem. Este trabalho busca entender qual pode ser a melhor forma de trabalhar com crianças com paralisia cerebral severa. Para isso, vários aspectos são descritos e argumentados à luz de referenciais teóricos da área da Educação Inclusiva: 1) apresentar um breve relato baseado no guia de educação especial de Minas Gerais que traz como deve ser a atuação do professor de apoio segundo o Estado, assim como do professor regente de aula; 2) apresentar os conceitos da paralisia cerebral e as implicações que a mesma pode provocar no desenvolvimento de um adolescente matriculado no Ensino Médio; 3) descrever a atuação, via projeto de intervenção pedagógica, de uma professora de apoio que acompanhou um aluno com paralisia cerebral severa na rede estadual de ensino destacando os obstáculos encontrados por essa profissional no cotidiano escolar do aluno. Foi utilizado como metodologia o estudo de caso. Verificou-se que são muitas as atribuições inerentes ao cargo de professor de apoio e que há um pouco envolvimento por parte dos professores regentes de aula no processo educacional de alunos com deficiência. E que há um abismo entre a compreensão da identidade social real e a identidade social virtual desses sujeitos, em especial, pelas diretrizes legais |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Paralisia cerebral Professor de apoio Inquietação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11001 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons