https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11001
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marinesmiscalinetto.pdf | 623.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5567280401272335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.creator | Míscali Netto, Marinês | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2489897647092614 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:25:48Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11001 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Paralisia cerebral é uma expressão que engloba diversos distúrbios que afetam a capacidade infantil para se mover e manter a postura e o equilíbrio. Esses distúrbios são causados por uma lesão cerebral que ocorre antes, durante ou dentro dos primeiros dias depois do nascimento. E por este motivo podem acarretar sérios problemas de aprendizagem. Este trabalho busca entender qual pode ser a melhor forma de trabalhar com crianças com paralisia cerebral severa. Para isso, vários aspectos são descritos e argumentados à luz de referenciais teóricos da área da Educação Inclusiva: 1) apresentar um breve relato baseado no guia de educação especial de Minas Gerais que traz como deve ser a atuação do professor de apoio segundo o Estado, assim como do professor regente de aula; 2) apresentar os conceitos da paralisia cerebral e as implicações que a mesma pode provocar no desenvolvimento de um adolescente matriculado no Ensino Médio; 3) descrever a atuação, via projeto de intervenção pedagógica, de uma professora de apoio que acompanhou um aluno com paralisia cerebral severa na rede estadual de ensino destacando os obstáculos encontrados por essa profissional no cotidiano escolar do aluno. Foi utilizado como metodologia o estudo de caso. Verificou-se que são muitas as atribuições inerentes ao cargo de professor de apoio e que há um pouco envolvimento por parte dos professores regentes de aula no processo educacional de alunos com deficiência. E que há um abismo entre a compreensão da identidade social real e a identidade social virtual desses sujeitos, em especial, pelas diretrizes legais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Professor de apoio | pt_BR |
dc.subject | Inquietação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Perspectivas da educação inclusiva para um adolescente com paralisia cerebral severa: práticas baseadas nas diretrizes ou na realidade do aluno? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License