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dc.contributor.advisor1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.creatorMíscali Netto, Marinês-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2489897647092614pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:25:48Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:25:48Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11001-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoParalisia cerebral é uma expressão que engloba diversos distúrbios que afetam a capacidade infantil para se mover e manter a postura e o equilíbrio. Esses distúrbios são causados por uma lesão cerebral que ocorre antes, durante ou dentro dos primeiros dias depois do nascimento. E por este motivo podem acarretar sérios problemas de aprendizagem. Este trabalho busca entender qual pode ser a melhor forma de trabalhar com crianças com paralisia cerebral severa. Para isso, vários aspectos são descritos e argumentados à luz de referenciais teóricos da área da Educação Inclusiva: 1) apresentar um breve relato baseado no guia de educação especial de Minas Gerais que traz como deve ser a atuação do professor de apoio segundo o Estado, assim como do professor regente de aula; 2) apresentar os conceitos da paralisia cerebral e as implicações que a mesma pode provocar no desenvolvimento de um adolescente matriculado no Ensino Médio; 3) descrever a atuação, via projeto de intervenção pedagógica, de uma professora de apoio que acompanhou um aluno com paralisia cerebral severa na rede estadual de ensino destacando os obstáculos encontrados por essa profissional no cotidiano escolar do aluno. Foi utilizado como metodologia o estudo de caso. Verificou-se que são muitas as atribuições inerentes ao cargo de professor de apoio e que há um pouco envolvimento por parte dos professores regentes de aula no processo educacional de alunos com deficiência. E que há um abismo entre a compreensão da identidade social real e a identidade social virtual desses sujeitos, em especial, pelas diretrizes legaispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectProfessor de apoiopt_BR
dc.subjectInquietaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePerspectivas da educação inclusiva para um adolescente com paralisia cerebral severa: práticas baseadas nas diretrizes ou na realidade do aluno?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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