Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10998
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso da tecnologia como facilitadora de inclusão escolar
Author: Silva, Lany Pereira da
First Advisor: Vianna, Márcia Marin
Co-Advisor: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Referee Member: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de propor, mediante uma cartilha, uma intervenção pedagógica que utilize a tecnologia digital como ferramenta de ensino-aprendizado. Essa foi elaborada tendo como público-alvo alunos com deficiência intelectual, em uma turma de 6º ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com deficiência intelectual sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias dos alunos com deficiência; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o uso da tecnologia digital no espaço educacional. Esta intervenção como aporte teórico algumas ideias de Mantoan (2006) que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, dessa bibliografia, Moran (2012) que debate sobre a necessidade urgente de as tecnologias digitais serem usadas como instrumentos educacionais nas escolas. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é o da implementação do PEI (plano educacional individual) para os educandos com deficiência intelectual, bem como de aulas planejadas que levem em consideração as potencialidades e dificuldades dos educandos. E, acima de tudo, fazer uso da tecnologia digital, visto que essa se constitui em uma imprescindível aliada educacional
Abstract: -
Keywords: Tecnologia digital
Deficiência intelectual
Relação ensino-aprendizagem
Intervenção pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10998
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons