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dc.contributor.advisor1Vianna, Márcia Marin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.contributor.referee1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.creatorSilva, Lany Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4811579788606286pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:24:32Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-09-27T13:24:32Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10998-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é o de propor, mediante uma cartilha, uma intervenção pedagógica que utilize a tecnologia digital como ferramenta de ensino-aprendizado. Essa foi elaborada tendo como público-alvo alunos com deficiência intelectual, em uma turma de 6º ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com deficiência intelectual sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias dos alunos com deficiência; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o uso da tecnologia digital no espaço educacional. Esta intervenção como aporte teórico algumas ideias de Mantoan (2006) que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, dessa bibliografia, Moran (2012) que debate sobre a necessidade urgente de as tecnologias digitais serem usadas como instrumentos educacionais nas escolas. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é o da implementação do PEI (plano educacional individual) para os educandos com deficiência intelectual, bem como de aulas planejadas que levem em consideração as potencialidades e dificuldades dos educandos. E, acima de tudo, fazer uso da tecnologia digital, visto que essa se constitui em uma imprescindível aliada educacionalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectRelação ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso da tecnologia como facilitadora de inclusão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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