Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10996
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adrianamartinsmodestoteixeira.pdf821.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação docente num contexto de inclusão escolar: “alteridade: eu no lugar do outro”
Autor(es): Teixeira, Adriana Martins Modesto
Primeiro Orientador: Vianna, Márcia Marin
Membro da banca: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: O presente trabalho descreve uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma escola de educação básica, privada, do município de Itu, interior do Estado de São Paulo. A intervenção se constituiu da oferta e realização de uma oficina pedagógica para formação docente continuada, que teve por título: “Alteridade: eu no lugar do outro”, foi uma proposta de sensibilização para o corpo docente da escola, de modo a trazer o conceito de alteridade como uma vivência, para que os profissionais pudessem refletir sobre o que é uma pessoa com deficiência. Além disso, a ideia era promover a reflexão sobre como poderiam contribuir, de fato, para a inclusão de alunos com deficiência ou qualquer outra peculiaridade no seu processo de aprendizagem. Essa oficina pedagógica teve como propósito incentivar e sensibilizar os professores sobre a importância da inclusão nas instituições de ensino comum; foi dinamizada por meio de atividades prático-reflexivas que visaram à sensibilização e o despertar de um olhar diferenciado dos educadores a todos os alunos com necessidades educacionais especiais. Como resultado observou-se a inquietação do grupo de professores e um novo olhar sobre as temáticas selecionadas. Entretanto, entendemos também que não se tratou de um rompimento definitivo com algumas mentalidades que não estão de acordo com os princípios inclusivos. A oficina pode ser compreendida como geradora de reflexões e incômodos que podem despertar interesse e busca por novas perspectivas para um novo pensar e agir na docência
Abstract: -
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação docente
Oficina pedagógica
Alteridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10996
Data do documento: 8-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons