https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10996
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adrianamartinsmodestoteixeira.pdf | 821.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcia Marin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.creator | Teixeira, Adriana Martins Modesto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3732961724021692 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:23:09Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10996 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho descreve uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma escola de educação básica, privada, do município de Itu, interior do Estado de São Paulo. A intervenção se constituiu da oferta e realização de uma oficina pedagógica para formação docente continuada, que teve por título: “Alteridade: eu no lugar do outro”, foi uma proposta de sensibilização para o corpo docente da escola, de modo a trazer o conceito de alteridade como uma vivência, para que os profissionais pudessem refletir sobre o que é uma pessoa com deficiência. Além disso, a ideia era promover a reflexão sobre como poderiam contribuir, de fato, para a inclusão de alunos com deficiência ou qualquer outra peculiaridade no seu processo de aprendizagem. Essa oficina pedagógica teve como propósito incentivar e sensibilizar os professores sobre a importância da inclusão nas instituições de ensino comum; foi dinamizada por meio de atividades prático-reflexivas que visaram à sensibilização e o despertar de um olhar diferenciado dos educadores a todos os alunos com necessidades educacionais especiais. Como resultado observou-se a inquietação do grupo de professores e um novo olhar sobre as temáticas selecionadas. Entretanto, entendemos também que não se tratou de um rompimento definitivo com algumas mentalidades que não estão de acordo com os princípios inclusivos. A oficina pode ser compreendida como geradora de reflexões e incômodos que podem despertar interesse e busca por novas perspectivas para um novo pensar e agir na docência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Oficina pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação docente num contexto de inclusão escolar: “alteridade: eu no lugar do outro” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License