https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10995
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
raquellilianleandroandrade.pdf | 343.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação docente continuada: trabalho com professoras da educação infantil com crianças com paralisia cerebral |
Autor(es): | Andrade, Raquel Lilian Leandro |
Primeiro Orientador: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Membro da banca: | Oliveira, Juliana Célia de |
Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado é o relato da intervenção pedagógica realizada com professoras da educação infantil de uma escola da rede pública da prefeitura de Belo Horizonte. As professoras possuem entre 2 e 5 anos de experiência na Educação Infantil, mas nenhum curso referente a Educação Especial. O objetivo principal foi proporcionar subsídios teóricos básicos para que assim pudessem se sentir subsidiadas para construir em conjunto um trabalho efetivo de qualidade com crianças com paralisia cerebral. Partimos do pressuposto de que é necessário possibilitar, no espaço da própria escola, experiência de formação continuada e acreditamos que a formação entre pares, compartilhando as experiências, as dificuldades e os êxitos sejam elementos importantes para a constituição de uma prática inclusiva. Por isso, este trabalho busca problematizar os desafios encontrados a partir da inserção de uma criança com paralisia cerebral. Indagamo-nos sobre qual é o papel da escola, como acontece a relação com a família e quais são as questões colocadas para as professoras no cotidiano institucional |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Formação continuada Educação infantil Educação especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10995 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons