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Tipo: Dissertação
Título: A proposta pedagógica das escolas estaduais de educação profissional do estado do Ceará
Autor(es): Melo, Maria Alves de
Primeiro Orientador: Cunha e Melo , Manuel Fernando Palácios da
Membro da banca: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Membro da banca: Souza, José dos Santos
Resumo: O presente trabalho investigou como a política de educação profissional em pauta no Estado do Ceará, materializada através da proposta pedagógica praticada nas Escolas Estaduais de Educação Profissional-EEEP, é percebida pelos estudantes e as contribuições desse olhar para o monitoramento dessa política. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários junto aos estudantes de uma EEEP localizada na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, assim como uma entrevista semiestruturada com a gestora da EEEP. Foram aplicados questionários aos estudantes das turmas de 1º e 3º anos, num total de 179 sujeitos, somado à entrevista com a gestora. O objetivo era captar a percepção dos estudantes sobre essa proposta, tendo em vista a importância do olhar desses atores para o aprimoramento dessa política assim como para a gestão da EEEP. E a partir desse olhar, antes ausente, desenhar um Plano de Ação que dialogasse mais diretamente com o público para quem a política educacional da EEEP se direciona. Essa pesquisa permitiu-nos perceber os pontos fortes e fracos na implementação da proposta pedagógica e assim propor ações visando corrigir as deficiências, no âmbito da Secretaria de Educação e da EEEP. Destacamos a simetria existente entre as percepções dos estudantes e da gestora como ponto positivo. Assim como ficaram evidenciadas algumas fragilidades que precisam ser superadas pela escola, como a atuação do professor diretor de turma, as ações ligadas ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e a carência de ações voltadas para a arte, a cultura e o esporte. Para nortear o referencial teórico da pesquisa tomamos como base autores como Frigotto (2005), Ramos (2005), Ciavatta (2005), Regattieri (2013).
Abstract: The present work investigated how professional education policy in the State of Ceará, materialized through the pedagogical proposal practiced in State schools of Professional Education-EEEP, is perceived by students and the contributions that look for the monitoring of this policy. The methodology used was the application of questionnaires together students of an EEEP located in the city of Fortaleza, capital of Ceara, as well as a semi-structured interview with the Manager of the EEEP. Questionnaires were applied to the students of classes 1 and 3 years, for a total of 179 subject, added to the interview with the Manager. The goal was to capture the students ' perception on this proposal, bearing in mind the importance of the look of these actors to the improvement of this policy as well as for the management of EEEP. And from that look, before missing, draw a plan of action that dialogasse more directly with the public for whom the educational policy of the EEEP if directs. This research has enabled us to understand the strengths and weaknesses in the implementation of the pedagogical proposal and propose actions to correct the deficiencies, within the Department of education and the EEEP. We highlight the symmetry that exists between the perceptions of students and the management company as positive point. As was evidenced some weaknesses that need to be overcome by the school, as the teacher class Director, shares linked to the development of youth protagonism and the lack of actions directed to the art, culture and sport. To guide the theoretical framework of research we take based on such authors as Frigotto (2005), Ramos (2005), Ciavatta (2005), Regattieri (2013).
Palavras-chave: Estudantes
Escolas Estaduais de Educação Profissional/CE
Monitoramento de políticas públicas
Students
State Schools of Professional Education/CE
Monitoring of public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1098
Data do documento: 12-Jan-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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