Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1098
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariaalvesdemelo.pdf693.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Cunha e Melo , Manuel Fernando Palácios da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766925P7pt_BR
dc.creatorMelo, Maria Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:07:18Z-
dc.date.available2016-04-20-
dc.date.available2016-04-24T03:07:18Z-
dc.date.issued2015-01-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1098-
dc.description.abstractThe present work investigated how professional education policy in the State of Ceará, materialized through the pedagogical proposal practiced in State schools of Professional Education-EEEP, is perceived by students and the contributions that look for the monitoring of this policy. The methodology used was the application of questionnaires together students of an EEEP located in the city of Fortaleza, capital of Ceara, as well as a semi-structured interview with the Manager of the EEEP. Questionnaires were applied to the students of classes 1 and 3 years, for a total of 179 subject, added to the interview with the Manager. The goal was to capture the students ' perception on this proposal, bearing in mind the importance of the look of these actors to the improvement of this policy as well as for the management of EEEP. And from that look, before missing, draw a plan of action that dialogasse more directly with the public for whom the educational policy of the EEEP if directs. This research has enabled us to understand the strengths and weaknesses in the implementation of the pedagogical proposal and propose actions to correct the deficiencies, within the Department of education and the EEEP. We highlight the symmetry that exists between the perceptions of students and the management company as positive point. As was evidenced some weaknesses that need to be overcome by the school, as the teacher class Director, shares linked to the development of youth protagonism and the lack of actions directed to the art, culture and sport. To guide the theoretical framework of research we take based on such authors as Frigotto (2005), Ramos (2005), Ciavatta (2005), Regattieri (2013).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou como a política de educação profissional em pauta no Estado do Ceará, materializada através da proposta pedagógica praticada nas Escolas Estaduais de Educação Profissional-EEEP, é percebida pelos estudantes e as contribuições desse olhar para o monitoramento dessa política. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários junto aos estudantes de uma EEEP localizada na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, assim como uma entrevista semiestruturada com a gestora da EEEP. Foram aplicados questionários aos estudantes das turmas de 1º e 3º anos, num total de 179 sujeitos, somado à entrevista com a gestora. O objetivo era captar a percepção dos estudantes sobre essa proposta, tendo em vista a importância do olhar desses atores para o aprimoramento dessa política assim como para a gestão da EEEP. E a partir desse olhar, antes ausente, desenhar um Plano de Ação que dialogasse mais diretamente com o público para quem a política educacional da EEEP se direciona. Essa pesquisa permitiu-nos perceber os pontos fortes e fracos na implementação da proposta pedagógica e assim propor ações visando corrigir as deficiências, no âmbito da Secretaria de Educação e da EEEP. Destacamos a simetria existente entre as percepções dos estudantes e da gestora como ponto positivo. Assim como ficaram evidenciadas algumas fragilidades que precisam ser superadas pela escola, como a atuação do professor diretor de turma, as ações ligadas ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e a carência de ações voltadas para a arte, a cultura e o esporte. Para nortear o referencial teórico da pesquisa tomamos como base autores como Frigotto (2005), Ramos (2005), Ciavatta (2005), Regattieri (2013).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEscolas Estaduais de Educação Profissional/CEpt_BR
dc.subjectMonitoramento de políticas públicaspt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectState Schools of Professional Education/CEpt_BR
dc.subjectMonitoring of public policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA proposta pedagógica das escolas estaduais de educação profissional do estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.